Marcio Oliverio, professor da UNIP, está fazendo uma reportagem sobre Usabilidade para o jornal Expositor Cristão e fez uma entrevista por email que gostaria de compartilhar com os leitores. Tentei explicar da forma mais simples possível, para que um leigo no assunto entenda.
Marcio: O que é usabilidade ?
Frederick: Usabilidade é sinônimo de facilidade de uso. Se um produto é fácil de usar, o usuário tem maior produtividade: aprende mais rápido a usar, memoriza as operações e comete menos erros.
M: Onde ela é aplicada ?
F: Sempre que houver uma interface, ou seja, um ponto de contato entre um ser humano e um objeto físico (ex: cafeteira) ou abstrato (ex: software), podemos observar a usabilidade que esse objeto oferece.
Historicamente, o termo usabilidade surgiu como uma ramificação da ergonomia voltada para às interfaces computacionais, mas acabou se difundindo para outras aplicações.
M: Como a usabilidade pode ajudar pessoas com necessidades especiais, terceira idade e problemas cognitivos?
F: Usabilidade é uma medida relativa. O mouse é fácil de usar, mas para quem? Uma trackball pode ser mais fácil de usar por quem tem deficiência motora ou sofre de LER. A interface ideal é aquela que está adaptada às necessidades de seus usuários. O usuário de terceira idade pode precisar de textos com letras maiores e o usuário com desvantagem cognitiva pode precisar de alguns textos de ajuda a mais.
M: Para qual tipo de empresa os testes são indicados?
F: Testar um novo produto é essencial em qualquer ocasião, mesmo que seja só para saber se deu certo ou não. É possível realizar testes sem nenhuma cerimônia, apenas observando um amigo ou colega de trabalho durante o uso. Com olhar crítico, é possível obter muitas idéias de melhorias para o produto dessa forma.
M: Qual o custo dos testes ?
F: Se a empresa puder contratar um consultor especializado, digamos à R$60 a hora, e alugar um laboratório de usabilidade por R$1.200, é possível obter resultados muito mais precisos. O consultor pode discernir melhor entre um problema para um usuário individual e para todos os demais, enquanto que o laboratório oferece infra-estrutura para observação do teste, captura e análise de dados.
M: As empresas costumam investir na usabilidade?
F: No Brasil, poucas empresas reconhecem o valor da usabilidade. A maioria prefere investir numa campanha publicitária que faça o produto parecer fácil do que realmente torná-lo fácil através do envolvimento do usuário durante seu projeto.
Acredito que isso seja consequência da visão míope do empresariado brasileiro que sobrevaloriza resultados a curto prazo. Ao invés de estabelecer uma relação duradoura com seus clientes oferecendo um produto ou serviço de alto nível, eles preferem obter o máximo de lucro no menor tempo possível. Em última análise, é fruto da consciência de elite predatória, que se estabeleceu nessas terras desde que os portugueses chegaram...
M: Como você enxerga o mercado de usabilidade no futuro?
F: O mercado de usabilidade, mesmo no Brasil, está em franca expansão. Especialmente no Sudeste, empresários antenados já perceberam que vale à pena investir nisso e estão contratando profissionais especializados e empresas de consultoria.
Meu medo é de que se estabeleça uma cultura de testes isolados ao invés de testes integrados à uma metodologia de projeto centrada no usuário. É muito mais importante estar em contato com o usuário desde o início do projeto do que somente testar se está fácil de usar quando o produto já está acabado e, portanto, mais difícil de ser alterado em virtude do teste.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Excelente esta entrevista!!! Perfeita, com muito conteúdo, com muita relevância.
faço das palavras do roberto, as minhas... parabéns fred... ;)
Bela entrevista!
Será muito valiosa e com certeza vai gerar muitos frutos aqui na empresa ^^
Nota 10!
Ótima entrevista, cara. Se importa se eu mencionar no blog da minha empresa? Certamente com um link apontando pra cá?
Pode linkar à vontade, Fernando e inclusive incluir partes do texto!
que bom ter encontrado seu blog, de grande utilidade ( pública..rs)...
nunca tinha encontrado material desse cunho na internet - deve ter muita coisa - mas seu blog é de qualidade, parabéns!
se puder, acessa o site da minha ONG www.coletivodigital.org.br ( trabalho com inclusão digital).
beijos
Estou colocando uma citação sua em meu tcc
Um abraço
Kamilla Almeida
esse site é muio ruim ,pela mor di deus, até agora um intendi u qui é usabilidade
Realmente essa é a retratação da realidade.
Parabéns pela entrevista um conteúdo que apesar de pequeno foi muito abrangente...
Excelente. Sugiro apenas um "nome diferente" para o site. Nada pessoal. Apenas, se este site for citado como referência, alguém pode questionar o lado cômico do nome. Abraço.
Parabéns pelo conteúdo e sua abordagem simples e funcional.
Taí uma boa página pra ser divulgada em blogs de publicidade e marketing em geral.
Precisamos de cultura desse tipo também, e não só de técnicas de venda, persuasão...
Ás vezes as pessoas não conseguem expressar/racionalizar toda essa questão com simplicidade a ponto de convencimento dessa grande etapa em um projeto - está aí um grande problema que quero ressaltar aqui. Vendo os comentários deste post já percebemos isso - pessoas "traumatizadas" em ter que trabalhar num material que não acreditam, pulando/ignorando etapas em virtude de prazos, definições pessoais que vem do alto da empresa e outras opiniões pessoais de gente que não está se importando nada com o lado do usuário. Agradecemos sua colaboração - coloque certeza na atitude das pessoas - isso já está contaminando pro bem :)
oi a entrevista me ajudou bastante a endender um pouco a usabilidade. To usando seu conceito de usabilidade no meu TCC!
Obrigada
O legal desse site é que alem de trazer um contuedo fantastico sobre usabilidade ele também é interativo. O que possibilita que nós usuarios sejamos aparentemente ouvidos.
Um análise bem detalhada de dois sites de músicas, quanto a usabilidade:
http://ababelado.com/2008/04/15/cade-as-cifras-eu-sei-que-elas-estao-aqui/
Vale a pena conferir.
Frederick:
Há cercade um ano atrás, comprei seu CD Usabilidoido com testes junto ao Mc Donalds, Habibs etc.
Muito Bom! Mas o tal CD desapareceu. Como faço para ter outro?
Obrigado
Érico
ericopoliveira@hotmail.com
Olá Erico!
Não estou mais comercializando o CD. Mudei para um servidor mais potente e disponibilizei o conteúdo gratuitamente para download:
http://usabilidoido.com.br/analise_de_usabilidade_de_fast-foods_online.html
Ótima entrevista!
Estou fazendo um projeto sobre Interface Homem-Máquina e sua entrevista ajudou bastante.
Ótima entrevista. Esclareceu mais que o Wikipedia. Parabéns.
Olá Frederick,
Muita boa sua explicação sobre usabilidade. Esse é um termo novo pra mim. Não tinha muito conhecimento no assunto. Me ajudou muito.
Andei pesquisando sobre assunto e achei um post muito interessante com dicas para melhorar a usabilidade do site.
http://www.mestreseo.com.br/usabilidade/9-dicas-nao-espantar-usuario
Vale a pena ler. Nesse achei tem muitas dicas interessantes.
Abraços..
Eu gostaria de uma dica sobre a contratação de um profissional: http://www.rafaelbernardes.com.br e http://www.conrado.com.br. São bons?
Respondam aqui mesmo.
Parabéns! Este espaço é essencial para esclarecimentos de leigos como eu! Continuem!!! usar a Usabilidade é uma palavra com um novo sentido para mim apartir de hj.
Material objetivo e simples, acho que a proposta de escrever algo para leigo foi alcançada.
Estou trabalhando com isso atualmente e percebo muitas interfaces usuais com oportunidades de melhoria bastante visível.
Muito bom, parabéns.
Abs
Parabéns pelo artigo.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato