Teste de usabilidade é bom, mas se não fizer parte de um projeto centrado no usuário em todas as fases, não vai adiantar muito. É preciso estar em contato com o usuário desde o início do projeto e cada profissional deve se preocupar com isso. Testar com usuários um produto interativo que foi desenvolvido sem envolver os usuários é pedir pra encontrar problemas demais. Ouça porque:
Contra a cultura de testes de usabilidade [MP3] 7 minutos
Perguntei na mesa redonda do Dia Mundial da Usabilidade em São Paulo o que os profissionais da usabilidade poderiam fazer para evitar isso (e que não estariam fazendo). Se um cliente pede pra fazer um teste de usabilidade isolado, não se pode dizer que não, mas é preciso explicar que ele não resolve todos os problemas. Se o cliente acompanha os testes também é possível mostrar como seria interessante entrar em contato com o usuário desde cedo no projeto.
Certa vez me pediram pra fazer orçamento de um teste de usabilidade para o ecommerce de uma grande operadora de celular brasileira. O cliente não queria mais nada, só o teste. Entrei no site e notei que de vez em quando pulava um popup para participar de uma pesquisa de satisfação sobre a facilidade de uso do site. Calculei que o teste havia sido encomendado como "voto de Minerva" para resolver alguma disputa interna, sei lá, diretores que querem mudar o site X diretores que não querem... Ainda bem que o orçamento não foi aprovado, seria responsabilidade demais para alguém que está completamente alheio ao empreendimento.
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Acho sim, que grandes portais deveriam fazer, todos os grandes portais deveriam, e acho de supra importâcia o teste de isabilidade, só não acho que não deve subir para a cabeça, se não estraga todo o projeto....
A que "desde o início do projeto" você está se referindo, Fred? Acredito que na fase de planejamento frio há casos em que seja impossível envolver o usuário final, já que seria necessário um nível de abstração muito alto para que ele conseguisse entender o que seria determinado projeto e como ele utilizá-lo-ia. Talvez só haja possibilidade de começar a envolver o usuário após a primeira fase do diagnóstico, já no mapeamento de demandas do público. Mesmo assim, o mais comum é que ele só entre após o diagnóstico. O que não pode é, como você falou, só entrar em contato com o usuário para testar um produto pronto e acabado, o que só vai gerar desconstrução em vez da colaboração que surgiria se o envolvimento tivesse sido iniciado durante a elaboração do projeto. Parabéns pelo texto.
Quando digo entrar em contato com o usuário não estou dizendo necessariamente testes. Nos meus projetos uma das primeiras coisas que faço são entrevistas, ou pesquisas quantitativas, ou grupo de foco, ou análise de log/email. Dessa forma posso comparar os requisitos dos usuários com o do cliente e resolver de ante-mão as incompatibilidades.
Concordo com o Fred. O contacto com os utilizadores tem que ser feito nas fases iniciais de um projecto. Normalmente costumo chamar essa a fase de Análise de Contexto em que se fazem entrevistas com os responsáveis do cliente e de seguida se fazem entrevistas com os futuros utilizadores.
Dessa forma podemos fazer uma comparação entre as expectativas do cliente e as opiniões dos utilizadores e tentar chegar a algo que agrade aos dois.
Cada a usabilidade desse site? É horrivel navegar por ele, fico perdido facilmente.
O conteudo é sensacional, o que me faz voltar aqui sempre. Porem o design é literalmente uma bosta! Não me seduz, nao me dá vontade de voltar aqui!
Casa de ferreiro.... normal né?
Abração! Parabens pelo belo conteúdo!
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