Após algumas semanas sem dormir direito, terminei finalmente meu Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo. O assunto, é claro, tinha que ter a ver com Web:
Design Centrado no Usuário para o Website da Universidade Federal do Paraná [DOC / PDF - 2MB - 93 páginas] e o Protótipo Final [Flash - 400Kb]
O portal da UFPR (www.ufpr.br) permite o acesso a mais de 200 páginas através de menus de navegação. 35% de seus usuários relataram já terem se perdido navegando pelo website e 60% gostariam que ele fosse mais organizado. O website precisa de uma nova arquitetura e design da informação e, conseqüentemente, novo design gráfico que levem em conta as necessidades e comportamento dos usuários. Para tanto, é proposta a metodologia de Design Centrado no Usuário, contextualizada para a Web por Garret. Sua principal característica é o ciclo iterativo de definir-testar-avaliar, envolvendo usuários a cada ciclo, através de testes com protótipos de papel, card-sorting, entrevistas e etc. O tempo gasto nos testes é compensado seja qual for a métrica de sucesso (satisfação, conscientização de marca, corte de custos em suporte, etc). Apesar do usuário não interagir com o website e sim com quem está por trás dele, a deficiência na sua interface pode ofuscar uma política saudável de relacionamento com clientes.
O objetivo do trabalho não era propor um novo website, mas sim a metodologia para a reestruturação dele. Por isso, cada método está descrito em detalhes e sua origem está devidamente reconhecida. Cada decisão do projeto teve sua justificativa. É um bom exemplo de design racional, o mais adequado para esse tipo de website.
Quem acompanha este blog há algum tempo já deve ter visto os destaques do projeto que ia colocando na medida em que estava sendo desenvolvido. Porém, alguns dos leitores me perguntaram como é que se inseriam os métodos dentro de seus projetos. Espero que agora entendam a mecânica do negócio.
Por favor, não pensem que estou sugerindo que todos os projetos sejam iguais a esse. Percebam que a cada novo método, explico porque ele foi escolhido e a variante adotada. Se esse projeto fosse aplicado na prática, por exemplo, eu faria testes com maior confiabilidade, envolveria a administração da Universidade nas tomadas de decisões e teria uma porção de outras variávies que nem posso prever.
Por isso, o que espero que vocês entendam é a idéia de envolver usuários do começo ao fim do design, mantendo uma visão holística do produto final. Como isso será feito, fica a cargo do designer. Além dos métodos que descrevi, existem muitos outros.
O trabalho ainda sofrerá as alterações sugeridas pela banca de professores e por vocês, caros leitores. Quem estiver em Curitiba, está convidado para a apresentação do trabalho para a banca na sexta, 16 horas, no Campus Juvevê da UFPR.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Parabéns pelo trabalho! Acompanho o seu site há alguns meses, e é bom poder ler um trabalho tão consistente.
Só um pedido: Você poderia disponibilizar um .PDF ? O .doc aqui não funciona muito bem, e arruina a diagramação e alguns gráficos (office 2003, sem VBA instalado, por motivos de segurança).
Puxa, estava com tanto sono quando escrevi esse post que fiquei na dúvida qual dos formatos era o melhor, quando na verdade, poderia ter colocado os dois!
http://www.usabilidoido.com.br/arquivos/projeto_tcc_portal_ufpr.pdf
FREDERICK,
Bom ler seu TCC, gostei muito das etapas utilizadas para o redesenho.
Parabéns
e viva o open source (hj eu to animado pa postar rsss)
Olha muito bom seu Tabralho.
estou fazendo o meu de conclusão de curso tbm, e citei você la...
abraços e sucesso.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato