Sempre gostei de gadjets, mas desde que comecei a estudar e trabalhar com Design meu gosto passou a ser mais refinado. Antigamente eu escolhia um aparelho pela relação entre funcionalidade e custo: quanto mais funções por menos dinheiro, melhor. Utilidade? Facilidade de uso? Beleza? Estilo? Isso não importava.
Agora isso importa. Importa muito. Primeiro penso como o produto vai se encaixar na minha rotina e nas possibilidades de transformação que ele abrirá. Critério utilidade. Em seguida, dou um jeito de testar o produto pra ver se ele será prático para o que eu preciso. Critério usabilidade. Só então presto atenção se o objeto é elegante, se chama a atenção em relação aos similares, se me faz sentir bem. Critério estética. Por fim, avalio se o objeto combina com meu jeito, com minhas outras coisas que costumo usar. Critério estilo.
Estes são os gadjets que estou querendo comprar no momento.
A princípio o Nintendo Wii me chamou a atenção pelo controle com acelerômetros que permite movimentos com as mãos, mas depois vendo as demonstrações percebi que a experiência como um todo é imersiva e integrada. Tudo no Wii é feito para ser aprendido e manipulado facilmente até mesmo por quem nunca joga videogame. As pessoas que conheço que tiveram contato com o console dizem que ele é perfeito para jogar socialmente.
Escrevo estas linhas num iBook G4. Desde que comprei esse bichinho, aposentei meu PC desktop com Windows. Me livrei de vírus, spyware, reinstalação do sistema operacional, format C:, aplicações travadas e muitos outros problemas que o "Ruindows" apresenta. Descobri com ele que um computador pode ser admirado pelas outras pessoas não só pela sua potência, mas pela sua aparência. Quando tiro o iBook da maleta tem sempre alguém que comenta: "puxa! Que bonito seu computador branquinho!". Quero comprar um MacBook para ter mais velocidade rodar o Windows nos poucos aplicativos que não possuem alternativas para Mac e participar mais da festa Linux.
Sempre admirei o iPod, mas nunca fui seduzido a comprar um. Tinha medo de ser roubado e perder uma grana. Também me imunizei da compra por impulso analisando porque o design do iPod é tão atraente. Entretanto, essa nova versão do Shuffle colorida tá com preço bacana e combina perfeitamente com meu estilo despojado.
Desde a faculdade de Jornalismo desejo ter uma filmadora, mas sei bem que não adiantaria muito uma de baixa qualidade, como as VHS-C. As Mini-DV são melhorzinhas, mas não é muito prático o processo de passar os vídeos para a edição no iBook, mesmo via porta Firewire. Eu quero uma filmadora pequena para poder gravar escondido como no Metrô do Rio e que seja bem prático e rápido para editar os vídeos. Estou pensando nessa filmadora da Sony que grava num HD em formato digital.
Estas são as coisas que eu já consegui ou que eu nem quero conseguir.
Ia comprar uma Webcam aí encontrei uma câmera fotográfica digital que também servia como Webcam, batia foto, gravava áudio e vídeo por um preço um pouco maior do que uma Webcam tradicional. Duvidei, mas testei. Por incrível que pareça, ela também era bonita, elegante e fácil de usar! As poucas fotos experimentais que estão no meu Flickr foram tiradas quando eu me dava o trabalho de carregar a BenQ para todo lado. O problema é que a qualidade das fotos às vezes ficava horrível, já que não tinha preview. Hoje uso só como Webcam e bato foto com a chata da Olympus, que tem melhor qualidade.
Tenho um Toshiba e800, mas ele frustrou minhas expectativas. Pensei que ia ser prático como o Palm, mas dei com os burros nágua. Também... quem manda confiar em sistema operacional da Microsoft? Trava direto, é lento e tem sérios problemas de usabilidade. Pelo menos ele tem uma funcionalidade que ainda acho que vale à pena para mim ao invés de um Palm: o Flash Player que uso para prototipar jogos com meu filho. Ele também é excelente para ver vídeos, graças à sua tela de 4 polegadas.
Amei do começo ao fim meu PalmV. Chegava a ser mais prático do que papel. Foi roubado num assalto perto de casa. Fiquei traumatisado.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 26.09.2007
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/tecnologia_com_bom_gosto.html