Quem já trabalhou no design de ecommerce sabe quão difícil é balancear a persuasão com a usabilidade. Destacam-se preços, dificulta-se a localização de informação; minimizam-se os elementos visuais, perde-se o estímulo à compra por impulso. Às vezes, poluição visual vende mais, às vezes, menos. Como saber o melhor jeito? Testando.
O Submarino saiu na frente novamente e lançou uma versão beta para avaliação em sua rede de afiliados. Ao invés de esconder o que andam fazendo da concorrência, resolveram escancarar. Tudo bem que não há muito novidade, já que, como sempre, é um benchmark da Amazon.com, mas abrir à crítica pública é novidade nesse ramo.
Já recebi muitas propostas de programas de afiliados em meu blog, mas só aceito quando o nível de usabilidade do parceiro não impede que meus usuários comprem o produto anunciado, transformando o programa de afiliados num programa de propaganda gratuita. A loja do Submarino é uma das únicas que passou em meu teste de qualidade. Por esse comprometimento, resolvi enviar algumas pequenas observações e sugestões de melhorias sobre o novo design para a equipe do Submarino.
Quem tiver opiniões diferentes da minha, manifeste-se.
Estes screenshots anotados foram feitos com o Jing, um software gratuito muito prático para esse fim. Estão estourando o layout do blog, eu sei, mas acho que é o melhor jeito de ver.
No geral, achei excelente o novo redesign. Conseguiram ser mais elegantes do que a própria Amazon. Só falta equiparar-se em termos de persuasão que, no caso da Amazon, acontece pelos recursos de cruzamento de dados que ela faz (quem comprou este livro comprou também, recomendações pessoais, etc).
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 08.10.2008
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/submarino_beta_persuasao_e_usabilidade_podem_estar_juntos.html