Estou aqui lendo coluna recente do Nielsen que dá dicas de como evitar poluição informacional e me lembro do dilema que passei ontem. Fui fotografar a loja de um cliente daqui da agência que queria tornar a sua fachada mais atratativa, colocar uns cartazes e tal. Enfim, mais poluída. Segundo ele, isso ajudaria a vender mais.
O design da fachada e do interior da joalheria é um dos mais requintados nas redondezas. Realmente dá uma impressão bem elitista, mas o dono disse que tem preços bacanas, acessíveis para qualquer um.
Enquanto batia as fotos, tinha que ficar esperando um tempão as pessoas sairem da frente da vitrine. A maioria das mulheres parava, olhava o preço e ia embora. A fachada então, funcionava perfeitamente, o problema eram os preços. Agora, estou convencido de que o dono da loja é esperto. Ele não quer destacar preços baixos, ele quer que os preços pareçam baixos. Uma fachada cheia de cartazes, não importa muito seu conteúdo, dá aquela impressão de varejão, de liquidação. A soma de todos os cartazes cria um contexto ilusório de preços baixos e o consumidor fica com aquela sensação de estar economizando.
Antes do Natal, critiquei as grandes lojas-virtuais brasileiras por poluirem suas homepages. Continou com o mesmo posicionamento. A força do e-commerce não são os preços baixos, é a comodidade. Homepage leve é mais cômodo e ponto.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Pois é.. é por isso que essas fachadas que nós designers achamos horríveis vendem tanto. Tem mesmo cara de varejão. Será q nesse caso até design Ruim funciona??? O_O
A própósito.. Feliz aniversário Fred... ^_^
Ãbraços
Adorei, e já linkei no meu blog...
Fala rapaz.. conehci agora o teu blog(?) e achei bem interessante. Estou fazendo um frila de uma loja de comercio e meu socio adora essa poluicoes visuais eheh. Tenho total liberdade para fazer (imagina adificuldade de arrumar cliente assim!!) e a loja tem um visual bem classico.
Fico tambem incomodado com isso. .Sucesso e logo envio o link quando ficar pronto! abracao
Acredito que a poluição visual funciona, ilude as pessoas e elas não percebem que isso é um problema e dos graves.
Eu acho que a poluiçao visual é somente um jeito que os comerciantes acharam de fazer na tentativa de vender mais, mas o que parece é que funciona, os consumidores se sentem mais atraido, quando verem coisas cores berrante!
É uma questão de lógica,
Se você está andando por qualquer rua movimentada, como por exemplo a rua XV de Novembro aqui no centro de Curitiba/PR, e olha para um lado qualquer da rua e vê um Cartaz gigante, colorido, berrando palavras que talvés sejam de seu interesse, é óbvio que vai chamar a sua atenção fazendo com que você se dirija até a loja.
O problema é que as metrópoles não estão se ligando, que tanta informação, tanta sujeira deixa a cidade horrível, feia, poluída visualmente.
Nessas horas, estão se esquecendo de uma profissão importantíssima, que deve andar de mão dadas com o Design.
Arquitetura!!!
Um projeto bem elaborado por arquitetos e designers, poderia muito bem resolver essa poluição que encontramos nas ruas, esse sufoco, fadiga visual!!!
E o mesmo acontece com sites.
Arquitetos de Informação, Consutores de Usabilidade, Designers e tal ... todos unidos para deixar um determinado site o mais usável possível.
eu acho esse negocio de poluiçao visual muito ruim para as pessoas das cidades onde morram ,eu estou fazendo uma pesquisa sobre isso a mais de 5 dias e pelo que eu vi nao ta nada bem para as cidades , eu so tenho 10 anos e sei que nos tevemos cuidar da nossa cidades por que no futuro e´ nossos filhos que vao viver aqui entao devemos cuidar das nossas cidades para que sempre esteja bem limpa e nao e` so poluiçao visual e tambem poluiçao no ar ,poluiçao no solo, poluiçao sonora ,e muito mas
bjs de giovana
Encontrei uma citação que esclarece não só esse, mas muitos outros fenômenos:
"O público está mais familiarizado com o mau design do que com o bom design. Ele está de fato condicionado a preferir o mau design, porque é o que está acostumado. O novo se torna ameaçador, o velho tranquilizador."
Paul Rand (Design, Form and Chaos)
E aí cara Blz. Cara essa questão do visuál, eu acho muito relativo, depende muito de quem entra numa loja. Eu sou Designer e vejo um layout de fachada daquela, eu como Designer viria que aquilo é pura poluição, e que a a propaganda é a "cara" da loja. Então isso dependedo muito dos olhos de quem vê. A galerona aí não entende nada de Designer então eles veem aquela quantidade de informações e realmente tem a sensação de está barateando.
O que quero dizer que isso é relativo, depende dos olhos críticos de cada um.
BOM É UM PRAZER ESTAR ESCREVENDO PARA
USABILIDOIDO, OLHA, ESTOU FAZENDO FACULDADE DE DESIGN DE MULTIMIDIA,E, GALERA, TO TENTANDO ME INTURMAR NA ÁREA, POR FAVOR ME RETORNEM E ME PASSEM SEUS MAILS, POIS KERO FAZER PARTE DESSA SOCIEDADE.
A RESPEITO DA POLUIÇÃO VISUAL, ACHO KE HJ EM DIA, EXISTEM MILHARES DE BANNERS E OUTDOORS NA CIDADE KE SÓ ESTÃO POLUINDO NOSSA CIDADE COM PROPAGANDAS SEM SENTIDO,E SEM COMBINAÇÃO DE CORES, KE PREJUDICAM O MEIO AMBIENTE, ACHO KE NÓS, TEMOS DE ENCONTRAR UMA MANEIRA DE TENTAR MODIFICAR ESSE RUMO, COM PROPAGANDAS SIMPLES, +, OBJETIVAS, KE EXPRESSEM COM QUALIDADE O KE PUBLICA.
GRATO
estou escrevendo um trabalho de conclusão de curso, sobre poluição visual, se vc tem algum material p me ajudar ficarei grato!!! Meu email é carlorf@terra.com.br
Acho que a poluição visual é uma forma de propaganda que influi muito na limpeza da cidade e na mente das pessoas, a net devia mostrar gráficos explicativos sobre esse assunto.
Deveríamos usar as propagandas para incentivar a limpeza da cidade e não usá-la como meio de poluição, tumutuando as ruas e ocupando o lugar de coisas mais censatas!
Olá a todos!
Acredito que quem faz um site deve sempre ter em mente que o usuário já estará fazendo um grande favor de visitá-lo, e se encontrar uma "bagunça virtual", não fará outro favor... Sou da turma do "clean".
Nas ruas é praticamente impossível distinguir alguma coisa que esteja grudada em paredes ou túneis por exemplo. Cada um coloca por cima, na frente, ou ao lado do outro o seu anúncio, formando aquele ruído todo.
O errado, feito com consciência, pode dar certo...(?)
Aposto que sim.
Fred, duas sugestões:
Primeira - Instala um corretor ortográfico neste website porque estão praticando a sangria do português, hehehe. Errar algumas palavras vai lá, mas a coisa tá mais feia.
Segunda - O fato de o usuário sair do seu site ao clicar em um link é meio ruim... Pelo menos tive essa sensação ao clicar em um. Não queria sair, somente visitar uma outra página ao mesmo tempo, ou seja, esperava que abrisse um novo navegador com a página nova...
Ficam aí minhas sugestões...
Valeu!
Comentário 2 - A volta...
Fred, incrivelmente, uns quatro cliques após deixar aqui meu comentário e sugestões sobre este site, li a seguinte mensagem:
"Os links aqui abrem na mesma janela. Se quiser ver em outra janela (é uma boa idéia), segure as teclas SHIFT ou CTRL."
Tá bem, agora já sei navegar melhor no Usabilidoido. Mas talvez essa dica bem que poderia estar mais aparente hein... Será que outros terão a mesma sorte!? :)
Um abraço!
Julio COelho
Desculpa estar comentando de novo coisas fora do tema...
O shift seria ideal apenas se a pessoa quiser ver outros assuntos do MESMO site... pois como o Julio disse, dá a impressão de que está saindo do seu blog!
Fred, esses links que você põe no meio do seu texto é obrigatório que seja aberto em uma nova janela!! Pois abrindo o link na mesma janela atrapalha a leitura... Eu prefiro deixar o link aberto em background, enquanto está sendo carregado...
E estou falando de novo sobre esse assunto do shift... hehehe, mas é que não vi a tua posição perante esta função!!
E outra coisa, não achei interessante (o arrastar e soltar d)o menu do site da sua agência... Pelos artigos que tenho lido aqui, não acredito que tenha sido você que projetou o site. Parece que foi feito só pra mostrar que sabe usar o flash e actionscript.
Não vi o site todo... Apenas a parte da logomarca e clientes.
A lupa foi interessante, mas poderia ser o próprio mouse, evitando o "arraste a lupa".
Nada a ver com o assunto de novo... hehe cara chato!!
flw
Fui eu quem fiz sim dante, mas isso foi há anos atrás. Até escrevi um post arrependido:
http://www.usabilidoido.com.br/a_verdade_doi.html
O problema de usar target=_blank é que o usuário não tem como escolher se quer abrir na mesma página ou numa aba. Pretendo implementar futuramente o script que o Ivogomes usa que adiciona targe=_blank nos links caso o usuário assim deseje:
A poluição visual é algo que afeta a todos nós, direta ou indiretmente.
Mas isso é culpa da prefeitura por permitir. ESCRITO POR VANESSA.
é lamentável a não preocuopação das administrações com a paisagem urbana.Está mais do que necessário uma forma de parar com esses anúncios que são colocados de forma absurda e em lugares totalmente inadequados.Os comerciantes devem entender que o exagero não contribui para a melhoria do negócio.E como principal é necessário que se crie uma educação ambiental para melhorar a percepção das cidades diminuindo o exagero de propagandas, tornandoa mais bela e de fácil entendimento.
Isto támbém acontece na Internet!
Eu acredito que as regras de produção de qualquer tipo de comunição tem diversos caminhos para se atingir os objetivos, sejam estéticos ou diretamente financeiros (claro que no mundo comercial o primeiro está a serviço do segundo), o interessante é que a comunicação cria as regras e na aplicação novas regras aparecem. Eu trabalho num portal de Internet e aqui os banners que dão maior número de clique são aqueles famosos: "Tem uma mensagem pra vc", "Ganhe dinheiro em casa", etc. São banners de uma qualidade visual horrível, porém de resultados absurdos. Cerca de 60 % maior que qualquer promoção que lançamos, mesmo com prêmios muito bons e trabalhando com banners muito melhores q os citados. Há uma inversão de comunicação, acredito que estabelecida pelos diversos públicos q acessam a rede e pelo crescimento acelerado dos clientes de internet. A comunicação apresenta ruídos e esses ruídos são muito bem aproveitados, gerando cada vez mais poluição, mas extreamente comercial!
Na Internet, a poluição visual é um pecado. Não é justificável em nenhum caso. O tamanho da tela do monitor já é pequena, a definição é baixa e a luz é emitida a centímetros do rosto.
Esses banners piscantes de que você fala irritam tanto que as pessoas aprendem a ignorá-los com o tempo. É uma anti-propaganda pro próprio veículo, pois o local onde o banner vai lentamente perdendo a rentabilidade.
http://www.usabilidoido.com.br/cegueira_de_banner.html
É claro que eles tem uma taxa de clique maior, eles gritam pela atenção e numa sala onde todo mundo grita, ganha quem grita mais alto.
Clique-through não é uma boa medida para a eficácia da publicidade online. Melhor do que o usuário clicar, é ele conscientizar-se da marca. Quantas vezes você já não clicou num banner e imediatamente caiu fora quando percebeu que ele estava mentindo sobre o que prometia ou então o conteúdo não interessava?
Concordo na questão da poluição Fred, acho que este tipo de situação são muletas do capenga mercado de Internet. Também acho que a curto prazo a situação parece tentadora, mas a longo prazo todos tem a perder. Estamos nos engajando numa campanha que atraia os grandes anunciantes, pois crescemos no mercado, mas somos encarados como pequenos, por diversos fatores e um deles, na minha opinião, é a questão da veiculação desse tipo de propaganda. Dinheiro é dinheiro, apesar de estar citando tudo de forma simples, as cifras que movimentam toda essa bagunça são enormes, imagino que a prostituição ainda vai perdurar algum tempo, se não muito, veja como exemplo os demais veículos existentes. O que será que a Internet poderá mudar neste assunto? Mas, um ponto interessante a se discutir é a funcionalidade da poluição, muitos sites, professores e profissionais do ramo primam por uma comunicação limpa e adequada, mas se quer tocam no assunto que a poluição existe,é explorada e movimenta muito dinheiro. Será que não vemos a velha desorganização do mercado e poder de decisão na mão dos mesmos? Ou será que viajei no tópico?
Eu acho isso uma chatise porque a poluição visual calsa mal au ser humano!!
estou fazendo um tcc sobre poluição visual e esta muito difícil de achar material coerente ao assunto, acho que deveria ter mais informação sobre esse assunto tão importante.
eu qeria me informar mais sobre a poluição no solo mais não acho em lugar nenhum...
falando semióticamente (rsss) o contexto manda muito, o cotexto é parte da necessidade que é mãe das invenções, logo quando os comerciantes começaram a colocar plaquinhas em algum lugar no final do século XIX nos EUA para chamarem atenção de seus produtos (os billboards) de maneira mais eficaz, sabiam que o contexto permitia isso. Hoje em dia os billboards evoluiram muito, são os Outdoors, os Busdoors e ainda, as velhas e tradicionais placas, cartazes e faixas chamando a atenção do provavel cliente. Agora o contexto já, embora estejamos em uma chamada "ecônomia globalizada", não geral e sim particular. Uma coisa é vc fazer uma placa na Rua XV de Novembro em Curitiba outra é vc fazer uma na Rua direita em São Paulo ... Pq? o tipo de público, a cultura regional, e assim por diante. As duas ruas podem ser consideradas centrais, são as mais movimentadas dos centros das duas cidades, ou seja estão em um ponto onde todo mundo passa, mas a cultura que passa em cada uma delas é diferente, Ex. se eu colocar um Curitibano passando na Rua Direita e ele ver cartazes de promoções vai encarar aquilo de maneira diferente da que normalmente faria na rua XV, as pessoas andando rápidamente, o tipo e a qualidade de mercadorias. Se, ao contrário, colocarmos um Paulista na rua XV, ele vai até parar (se não tiver um compromisso sério) e apreciar o contexto de maneira muito mais tranquila que a rua direita. Dessa forma, tudo é válido, desde que não se esqueça do contexto, que vai além do próprio consumidor, cliente, que muitas vezes ele mesmo não tem consciêcia disso, e o designer, publicitário e toda a fauna criativa deve estar consciente disso.
Com a puluição visual se vende mais ? Esta é uma pergunta que todos nós da área de publicidade e propaganda fazemos, pois em grandes cidades o numero de outdoors é extremamente gigantescos fazendo com que eles tomem até o espaço natural de uma grande cidade onde se deveria ter algumas vegetações lá estão os outdoors, cartazes e faixas muitas vezes isso machuca o nosso olhar não? Não seria mais fácil criarmos algo mais produtivo e que atraísse o publico bem a resposta seria sim, mas na maioria das agencias não pensam assim elas continuam batendo na mesa tecla que é jogar informações na cara das pessoas e de um modo rápido, mas não tão eficaz e entrando na velha disputa de “espaço” onde qual e quais anúncios devem estar, pois o pensamento que “onde vamos atingir e quanto vamos atingir” ainda é superior.
Neste caso infelizmente funciona, pois a grande quantidade de anúncios que absorvemos pelo dia a dia nos faz sentir o desejo de compra isso é importante, mas ainda podemos fazer isso com moderação e deixando as ruas mais limpas visualmente vou dar um exemplo, bem você está passando com seu carro em uma rodovia e vê um outdoor qualquer e continua sua viajem após você andar a 200m você outro igual e mais 200m você acaba achando o mesmo outdoor bem isto é ruim para o olhar, mas é bom para o comercio não seria mais importante haver um outdoor a cada 2 km ou em um máximo de 3 km seria mais limpo, mas não faria o sucesso porque você não ficaria com a sensação de consumo.
Eu me lembro quando fui para São Paulo e por curiosidade comecei a contar o numero de outdoors que havia da entrada de São Paulo até a rodoviária do Tiete bem me surpreendi com o excesso deles havia 180 outdoors de apenas um lado da rodovia isso atrapalhava muito a vista da cidade e ficava muito difícil identificar os anúncios bem consegui me lembrar de apenas 2 anúncios que era de um cinema e de uma academia de musculação outro problema que acontece muito é que vários anúncios estacionam no mesmo painel não sendo renovados e acaba sendo rotineiro para os moradores da cidade isso também é ruim pois o desejo da compra se acaba virando algo comum e rotineiro.
Minha conclusão é que a poluição visual atrapalha muito na parte visual, mas infelizmente na parte comercial ela tem um desfecho ótimo nas vendas mas nem sempre é bom o resultado pois não adianta você impregnar uma cidade com anúncios mal feitos e que não atraem a atenção do publico mas sim criar anúncios bom e que chamem a atenção do publico.
Bem sou iniciante na área mas tenhu uma opinião formada tomara que ela seja de grande ajuda.
é pessoal poluição visual, é um contexto complicado pois antigamente tinha um site bem classico e hoje fui trabalhando em cima e a cada dia ouvindo as pessoas e meu site foi se modificando hoje ele é totalmente mascarado mas mesmo assim tenho em media de 100 até 3000 visita por semana, antigamente tinha em media 5 a 6 vizitas por dia
poluição visual é uma estratégia de quem não conhece seu público alvo e nem tem idéia de como atraí-lo para seu ponto-de-venda.
A empresa que busca atender bem e sempre, estuda e procura satisfazer os desejos e necessidades dos seus clientes respeitando os limites da ética profissional. Usa-se o poder de persuasão, mas não engana ninguém.
Acho que a população deve tomar concentimento sobre isso e lutar por um futuro com mas limpeza.
Acho que poluição visual é uma forma que o povo inventou de vender mas botando manchetes cartazes, mas não sabendo eles que está fazenndo mal ao meio ambiente.
Marcos André Favaro... Trambiqueiro e ladrão! Além disso, é péssimo webdesigner: seu site é uma porcaria, totalmente amador!!!
Você ainda vai pagar muito caro às pessoas que lesou, pode apostar nisso!!!
eu acho que a poluição ambiental é totalmente uma falta de respeito com toda uma cidade e quer ver um exemplo disso é quando estamos em campanha eleitoral,poderia ser proibido cartazes colados na parede.
O planeta todo esta sofrendo com isso!E muitas pessoas nem liga pra isso,mas acaba prejudicando outras pessoas;e bichos que antigamente viviam perto das cidades que agora podem morrer!!!
eu acho isso uma perda de tempo sinceramente pois por mim o brasil nao evolui mas em nada se evoluir nao vai ser na questao de poluiçao
eu sou do amazonas o estado de mais diversidade em questao de flora quanto fauna e por aqui as coisas sao normais mais ou menos .
Em minha opniao eu preferia que ouvesse a intercionalizaçao da amazonia por que no brasil ninguem sabe valorizar a nossa "riquesa" ambiental quem sabe se os americanos tomarem conta da amazonia nos daremos mais valor ao que temos
Caraca, eu estava aki lendo as opinioes sobre poluição visual e me deparei com esse comentario acima do meu... putz... internacionalizar a Amazônia? Privatizar? Vc é louco "Meu"? Pa não pega o quintal da sua casa, ou a sala, ou até seu quarto e naum aluga pra alguém? Não é pq o governo naum cuida nem oferece incentivos fiscais suficientes que devemos desfazer de nosso território!!! Afew, já vi merda, mas que nem essa é dificil encontrar!!!! Só´aparece maluco nesse mundo!!! Diz aí Almir, Vc é parente do fernando henrrique (ex Presidente) não é não? Q idéia!!! desfazer do maior patrimônio da humanidade, que se encontra em nosso território!!!! Putz putz putz!!!! Mlaz aê galera, nada a ver com o tema, mas não dei conta de ver o comentário do cidadão!!!!!!
OBS: Ahhhhh, tb estou fazendo um artigo científico sobre o tema poluição visual, tah bem dificil achar algo que valha a pena colocar no trabalho, alguem aí tem algum material e pode me mandar? E-mail: cairinscalon@hotmail.com Desde já grato e curti o fórum tb!!!!!
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato