Formação em Design de Interação

Minha formação em Design de Interação é essencialmente autodidata. Queria fazer uma faculdade nessa área, mas não existia na minha cidade e eu nem conhecia esse assunto por esse nome. Achava que Engenharia da Computação era o mais próximo disso, mas antes do vestibular descobri que não. Acabei fazendo Jornalismo devido ao gosto pela escrita.

Claro que a faculdade contribuiu muito, mas é no Mestrado que estou podendo desenvolver melhor esses conhecimentos. Entretanto, o Mestrado é mais orientado à teoria e produção científica e menos à prática. Gostaria de ter feito um curso como o do Instituto Ivrea que o Belmer Negrillo fez ou o da Carneggie Mellon que fez o Dan Saffer.

São mestrados profissionais que abordam o Design de Interação em diferentes mídias, desde produtos eletrônicos até interfaces computacionais. Como expliquei anteriormente, é uma abordagem que transcende a mera preocupação com a usabilidade, incluindo fatores sociais, culturais, afetivos, éticos e estéticos no design de artefatos interativos.

Para ter uma idéia, eis alguns projetos interessantes desenvolvidos nesses cursos:

Buddy Beads, um bracelete de comunicações

BuddyBeads é um bracelete que permite que adolescentes de um grupo restrito se comuniquem entre si secretamente através de uma linguagem de código de luzes.

Meia para tocar música

Singing Socks são meias usadas como fantoches que tocam música de acordo com o movimento de abertura e fechamento da boca.

Animaland, um game com interface tangível

Animaland é um conjunto de bichos de pelúcia que ao serem colocados na frente de um computador, o software mostra algumas informações sobre o bicho.

Smoke, uma boneca crítica

Smoke é um brinquedo que alerta os pais dos males que o cigarro fumado perto de uma criança pode trazer. Se a boneca é muito exposta ao cigarro, sua respiração diminui até parar.

Emma um smartphone para grávidas

Emma é um Smartphone feito especialmente para casais grávidos. Ele permite capturar imagens e sons do feto e compartilhá-las num blog com familiares e amigos.

Será que poderemos ter um curso assim aqui no Brasil algum dia?

Estou no momento conversando com algumas instituições de ensino brasileiras e avaliando a possibilidade de montar cursos nessa linha.

Qual é a opinião de vocês leitores/comentadores? Vocês fariam um curso de graduação ou pós-graduação (especialização) nessa área? O que acham que deveria ser ensinado? O que gostariam de aprender?

Isto não é só uma pesquisa de mercado, mas também uma oportunidade para discutirmos educação em Design. Fiquem à vontade.

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 09.04.2007

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/formacao_em_design_de_interacao_.html