Belmer Negrillo é brasileiro, graduado pela ESPM em Publicidade e Propaganda, Master of Science in Interaction Design pelo Instituto Ivrea (Itália) e já passou por empresas como IDEO (Estados Unidos), MESO (Alemanha), DM9DDB (Brasil) e Ogilvy (Brasil).
Nesta entrevista gravada com o Teamspeak (que me trouxe vários problemas de usabilidade, diga-se de passagem), ele conta sua experiência em design de interação.
Designer brasileiro passa por Instituto Ivrea e IDEO [MP3] 13mb - 56 minutos
Na sua tese, Belmer queria fazer as pessoas refletirem sobre o consumismo desenfreado da sociedade. Incentivando o consumo de produtos inusitados como um rádio de chocolate, uma luminária de pão e cds de massa italiana, Belmer faz a pessoa refletir sobre seu próprio consumismo e as implicações que isso tem para a sociedade.
Eis algumas fotos do projeto desenvolvido por Belmer no Instituto Ivrea:
Uma luminária feita de pão. O consumidor pode comer partes dela e mudar seu formato.
Após escutar os CDs, o consumidor pode retirar a película metálica, cozinhar a massa e comer.
Protótipo inicial do DolceRadio, feito com biscoitos.
Saiba mais sobre este e outros projetos de Belmer, em sua página acadêmica no Instituto Ivrea e no seu portifólio profissional.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Meu antispyware bloqueou os arquivos executaveis do site dele, que seriam supostos papeis de parede que seriam intalados no meio dos meus arquivos de programas!!!
Quando vi as fotos sem ter lido texto, achei legal, mas totalmente inútil. Mas depois...o conceito que o cara quis passar foi bem interssante.
Excelente entrevista, com ótimos pontos discutidos e muitos projetos interessantes. Belmer Negrillo mostra que é possível conciliar a careira profissional com a acadêmica, algo cada vez mais raro no meio. Adoraria ouvir mais entrevistas deste tipo.
Abraços
Não acho que seja difícil "conciliar a careira profissional com a acadêmica" quando a gente gosta das mesmas
Gostei da posição pessoal de Belmer Negrillo, principalmente quando diz, que, tem conhecimento elevado da ciência e usa suas ferramentas para fazer algo de bom para a sociedade e para ele mesmo.Como Fred disse tambem na palestra anterior.
Alguem consseguiu instalar os arqquivos?
achei meio viagem, mas como disseram, as idéias, etc, são interessantes... Mas em primeira instância, não compraria não, sei lá...
Mas parabéns a ele.
Alguem viu o portfolio dele? Entemdeu?
Viu os radio e o cd de chocolate, as pessoas canssaram de apenas ter radio tv e agora querem comer eles, não imaginava nem que os donos das fabricas inventava aquilo, mas se e pra felicidade das pessoas...
Galerinha, ouçam a entrevista senão vocês não vão entender o que ele quiz passar com esse trabalho. O objetivo dele não era criar produtos para vender, mas sim produtos para a reflexão. Está muito mais próximo da arte, como ele mesmo diz na entrevista.
Para saber mais sobre interaction design na prática:
> The Inmates Are Running the Asylum : Why High Tech Products Drive Us Crazy and How To Restore The Sanity (Hardcover)
O Cooper (http://www.cooper.com/), o autor, escreveu ainda o:
> About Face 2.0: The Essentials of Interaction Design
Onde apresenta técnicas para definir e orientar um projeto de design de interação e suas relações com outras áreas do desenvolvimento.
Para ser ter outras referências sobre o papel do designer e suas influências no ambiente em que vivemos leiam:
> In the Bubble : Designing in a Complex World do John Thackara (http://www.doorsofperception.com/)
> Shaping Things do Bruce Sterling.
Sorte e boa leitura.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato