Iniciamos uma nova disciplina na pós-graduação em Design de Interação sobre Sociologia da Técnica. Minha proposta é perceber as relações conflitivas entre Design, Tecnologia, Política e Cultura numa atividade prática: o projeto aberto Alfabetização Digital. Na primeira aula, apresentei minha visão sobre design social, abordagem de projeto que enfatiza motivações e consequências sociais do processo de Design.
Quando se fala em inovação, normalmente está se referindo à inovação técnica ou formal, mas o quanto estas podem realmente inovar o cotidiano das pessoas, ou seja, promover inovação social? Analisamos o caso da distribuição de água e as diferentes soluções criadas na África e no Nordeste brasileiro e notamos como o Design poderia contribuir muito para o problema.
O Design pode se inserir num grupo social para promover:
Cada modo é uma opção política e tem consequências sociais. Se o Design se limita a promover o acesso ao consumo dificilmente contribuirá para o desenvolvimento social, pois nem só de consumo vivem as pessoas. Desenvolvimento gera autonomia, ou seja, capacidade para criar por conta própria. A construção coletiva é o melhor caminho nesse sentido, porém, é o mais difícil, pois depende de motivação e desejos contraditórios.
A aula foi transmitida ao vivo pelo canal do Instituto Faber-Ludens no Ustream.
A propósito, estamos com matrículas abertas para a terceira turma deste curso de especialização. Também é possível fazer disciplinas isoladas. Veja mais detalhes.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 19.01.2009
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