Em 2003, traduzi e adaptei as heurísticas do Nielsen para uma oficina na faculdade de Comunicação. O site da oficina saiu do ar e as heurísticas também, mas notei que muita gente havia linkado. Estou disponibilizando novamente, dessa vez na ordem original do Nielsen. Quatro anos depois e elas ainda continuam relevantes, mas não exaustivas, ou seja, existem muitos outros aspectos não citados bem como outras soluções.
O sistema deve informar continuamente ao usuário sobre o que ele está fazendo.
10 segundos é o limite para manter a atenção do usuário focalizada no diálogo.
2) Falar a linguagem do usuário
A terminologia deve ser baseada na linguagem do usuário e não orientada ao sistema. As informações devem ser organizadas conforme o modelo mental do usuário.
3) Saídas claramente demarcadas
O usuário controla o sistema, ele pode, a qualquer momento, abortar uma tarefa, ou desfazer uma operação e retornar ao estado anterior.
4) Consistência
Um mesmo comando ou ação deve ter sempre o mesmo efeito.
A mesma operação deve ser apresentada na mesma localização e deve ser formatada/apresentada da mesma maneira para facilitar o reconhecimento.
5) Prevenir erros
Evitar situações de erro.
Conhecer as situações que mais provocam erros e modificar a interface para que estes erros não ocorram.
6) Minimizar a sobrecarga de memória do usuário
O sistema deve mostrar os elementos de diálogo e permitir que o usuário faça suas escolhas, sem a necessidade de lembrar um comando específico.
7) Atalhos
Para usuários experientes executarem as operações mais rapidamente.
Abreviações, teclas de função, duplo clique no mouse, função de volta em sistemas hipertexto.
Atalhos também servem para recuperar informações que estão numa profundidade na árvore navegacional a partir da interface principal.
8) Diálogos simples e naturais
Deve-se apresentar exatamente a informação que o usuário precisa no momento, nem mais nem menos.
A seqüência da interação e o acesso aos objetos e operações devem ser compatíveis com o modo pelo qual o usuário realiza suas tarefas.
9) Boas mensagens de erro
Linguagem clara e sem códigos.
Devem ajudar o usuário a entender e resolver o problema.
Não devem culpar ou intimidar o usuário.
10) Ajuda e documentação
O ideal é que um software seja tão fácil de usar (intuitivo) que não necessite de ajuda ou documentação.
Se for necessária a ajuda deve estar facilmente acessível on-line.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 18.06.2007
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/as_10_heuristicas_de_nielsen_.html