Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Heurísticas semióticas

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Heurísticas semióticas

Como toda área do saber, a Engenharia da Usabilidade (que trata da análise de interfaces) procura sempre estabelecer seus "portos-seguros", princípios básicos aceitos por todos como referências irrefutáveis. As heurísticas para análise de usabilidade seriam os principais "porto-seguros" dessa área, mas nem elas se mantém estáveis nesse ramo da alta tecnologia.

E não são apenas as transformações tecnológicas que forçam a lapidação constante das heurísticas, mas também a evolução do próprio conhecimento humano, turbinado pela Web.

Ontem encontrei uma pérola fazendo uma busca no Google Scholar: heurísticas para análise de interface com base na semiótica peirciana. Como já havia dito, a semiótica traz uma postura diferente para lidar com o design de interface e já que heurísticas não passam de pontos de vistas, sua aplicação é muito bem-vinda nesse contexto.

A monografia de Jennifer Ferreira intitulada Semiotic Explorations in User Interface Design (2005) inclui um apêndice onde a autora propõe as heurísticas semióticas:

Objetos diferentes, representamens diferentes
Cada signo deve parecer diferente do outro, para que não sejam confundidos.
Distância segura entre representamens com diferentes objetos
Quando signos são posicionados muito perto, o usuário pode sem querer acionar o errado.
Visibilidade dos representamens
O representamen deve poder ser reconhecido pelo usuário e não deve estar encoberto ou escondido caso seja relevante para a execução da tarefa.
Liberdade para a atenção do usuário
Não chame a atenção indiscriminadamente para um representamen. Se ele não for necessário, nem use.
Aderir às convenções, se existirem
Os usuários esperam que representamens em diferentes aplicações e contextos se refiram ao mesmo objeto e tenham o mesmo comportamento.
Aderir à realidade, se existir
Se o usuário reconhece que um signo é a representação de um objeto do mundo real, ele espera que essa representação seja fiel.
Acesso o mais direto possível à informação
Quando a interface requer que o usuário passe por uma série de etapas para atingir seu objetivo, há risco dele esquecer o caminho percorrido.

Como se trata de um apêndice, a autora deixa claro que ainda é preciso trabalhar mais em cima do assunto e a lista não deve ser considerada exaustiva.

Se você prestar atenção, vai perceber algumas heurísticas tem em comum a preocupação com o significado e a relevância dos signos. Apesar de algumas delas tratarem do mesmo objeto, é uma abordagem sensivelmente diferente das famosas 10 heurísticas de Nielsen:

  • Visibilidade do estado do sistema
  • Correspondência entre o sistema e o mundo real
  • Controle do usuário e liberdade
  • Consistência e padrões
  • Prevenção de erros
  • Reconhecimento ao invés de lembrar
  • Flexibilidade e eficiência de uso
  • Design e estética minimalista
  • Ajude os usuários a reconhecer, diagnosticar e se recuperar de erros
  • Ajuda e documentação

A questão não é se uma lista ou abordagem é melhor do que a outra. A questão é como essa nova abordagem pode ajudar a fazer análises melhores? Continuarei meus estudos sobre semiótica e conto pra vocês depois. Se alguém tiver a oportunidade de testá-las em análises heurísticas com especialistas em usabilidade ou não, compartilhe a experiência. Se você acha que desse mato não sai cachorro, avise os incautos nos comentários.


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 21/05/2005

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Heurísticas semióticas. Blog Usabilidoido, 2005. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/heuristicas_semioticas.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Filipe
03/07/05 às 12:28

Gostaria de saber qual o significado exato da palavra "Heurísticas" porque sou instrutor de informatica e teria que passar isso para meus alunos e não encontrei nada que fale sobre esse assunto explicando o significado desta palavra, sem mais agradeço se puder responder neste email. [email protected]


Discussão
fernando raine
04/09/07 às 22:48

legal seu site..
tu sabes como me ajudar em fazer uma analise semiótica de publicidades em revistas femininas ?
será a minha defesa em comunicação social.
obrigado.
aguardo respostas sua






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato