Usabilidoido: Menu Principal

English Website


Discussões sobre Folcsonomia no IHC 2008

Perfil no LinkedIn
Perfil no Youtube
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Perfil no Spotify
Discussões sobre Folcsonomia no IHC 2008

No simpósio IHC 2008 um dos temas mais comentados foi a tal da folcsonomia. Gravei algumas apresentações que achei interessantes compartilhar aqui.

Para mim, a melhor parte do evento foi o Workshop de Aspectos da Interação Humano-Computador na Web Social, organizado por Sergio da Silva e Roberto Pereira.

  • Introdução por Sergio Silva, apresentando a origem e problemática da Folcsonomia, bem como um possível framework para lidar com questões sociais em aplicativos Web: Audio [MP3] Video [MP4]
  • Práticas de Folksonomia e Social Tagging no Last.fm, por Adriana Amaral & Maria Clara Aquino, demonstra como os usuários escolhem tags também para expressar opinião: Audio [MP3] Video [MP4]
  • Discussão final, com a participação de vários participantes, a melhor parte pra mim: Video [MP4]
  • Tags Coletivas: Analisando Padrões de Uso para o Suporte a Sistemas de Folksonomia, por Cleber Gouvêa, Stanley Loh & Luís Fernando Fortes Garcia, uma proposta de sistema de classificação automatizado: Audio [MP3] Video [MP4]

Também nas sessões de artigo, o assunto apareceu em destaque. Um dos artigos selecionados como melhor do evento foi o de autoria dos organizadores do workshop. Roberto Pereira e Sergio da Silva acreditam que sistemas como o Delicious poderiam ser melhores se permitissem diferenciar a autoridade dos diferentes contribuidores, o que eles chamam de Folkauthority: Audio [MP3]. Como sinalizei na pergunta ao final da apresentação, acredito que esse tipo de esquema só seria interessante em determinados contextos em que a autoridade é determinante, como no próprio ambiente acadêmico.

Uma apresentação rápida e interessante foi a proposta de Felipe Côgo para corrigir erros de digitação e inconsistências entre etiquetas de uma folcsonomia: Audio [MP3].

Como era de se esperar de um evento da Computação, folcsonomia foi abordado na maioria dos trabalhos como uma mera técnica de organização de informações, a qual pode também ser mudada pelas regras de funcionamento. Assim como Adriana Amaral e Maria Clara Aquino, sustentei na minha apresentação do workshop que a folcsonomia não é só uma técnica de classificação, mas de identificação com grupos sociais. Não basta analisar o fenômeno do ponto de vista técnico, pois as estruturas da folcsonomia são construídas e desconstruídas socialmente pelos usuários. As regras do sistema são pontos de partida sobre os quais os usuários criam suas próprias regras. Se novas regras são impostas sem considerar as regras dos usuários, estes podem se frustrar, revoltar ou ir embora.


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 04/11/2008

Redes

Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.

Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Discussões sobre Folcsonomia no IHC 2008. Blog Usabilidoido, 2008. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/discussoes_sobre_folcsonomia_no_ihc_2008.html

Relacionados



Comentários

Discussão
Roberto Pereira
10/11/08 às 17:21

Olá Fred,
E eu concordo plenamente com você. A principal causa do sucesso (êxito, vantagens, riquesa) da Folcsonomia está nos seus usuários. E realmente, qualquer sistema que aplique o conceito de folcsonomia DEVE levar em conta esses aspectos sociais e culturais.

Mesmo na área técnica, boa parte dos pesquisadores que discutem sobre folcsonomia, citam que o grande desafio realmente está no seu aspecto social.

[]'s

Roberto


Discussão
Stanley Loh
10/11/08 às 21:03

Isto tem muito a ver com Semiótica. Um signo só tem sentido para um referente (ou grupo de referentes). Mas o grande desafio é justamente fazer o signo valer para o maior número de referentes, no intuito de gerar um signo quase-universal (como um aceno de mão ou balanço de cabeça), que pode ser entendido por pessoas de diferentes culturas.
Acredito que as Folksonomias possuem dois objetivos: o coletivo e o pessoal. Servem para organizar conteúdos para uma pessoa somente, mas também são úteis para outras pessoas. O desafio é fazer este 2o intuito valer mesmo, ou seja, como escolher tags que possam ajudar outas pessoas tb ?
Stanley


Discussão
João Henrique
18/11/08 às 13:40

Concordo com você, o mais difícil em folcsonomia não é a tecnologia por trás, mas sim como torná-la util e acessível aos seus usuários






Você merece.

Assine nosso conteúdo e receba as novidades!

Atualizado com o Movable Type.

Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.

Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato