Em 2003, traduzi e adaptei as heurísticas do Nielsen para uma oficina na faculdade de Comunicação. O site da oficina saiu do ar e as heurísticas também, mas notei que muita gente havia linkado. Estou disponibilizando novamente, dessa vez na ordem original do Nielsen. Quatro anos depois e elas ainda continuam relevantes, mas não exaustivas, ou seja, existem muitos outros aspectos não citados bem como outras soluções.
Vale ressaltar que as heurísticas são síntese de um conhecimento maior. Para aproveitá-las é preciso entender como se chegou a elas.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Muito bom o material, só uma dica acho que os tópicos poderiam ser com um tom mais forte, mas parabéns pela indicação.
Muito Bom Mesmo...
Realmte muito útil, não só para quem trablaha com deign na internet, como em qualquer área do design...
Vou confessar, algumas eu entendo outras eu não faço a mínima idéia a que se referem.
Essas são as que eu tenho mais senso de utilização:
"Devem ajudar o usuário a entender e resolver o problema.
Não devem culpar ou intimidar o usuário. "
Por exemplo, quem NÃO faz isso é o Windows. Quem fazia isso era EU no meu blog. ;)
o caminho é esse mesmo...adorei as dicas....agradeço
Na minha visão, Nielsen é realmente a autoridade máxima em termos de estudos de usabilidade, acompanho todas as suas publicações. Por isso, gostei muito do seu artigo !!
11a heurística: cinza bem clarinho em cima do fundo branco é difícil pra caramba de ler
12a heurística: cinza bem clarinho em cima de fundo branco, ainda por cima no monitor LCD é difícil PACAS de ler
13a heurística: cinza bem clarinho em cima de fundo branco, com letras serifadas, ampliadas e em itálico são tão difíceis de ler, que te fazem questionar o entendimento de "usabilidade" do autor do post
14a heurística: cinza bem clarinho, fundo branco, monitor LCD, letras serifadas, enormes de grande, em itálico, e com CSS que deixou o texto dos títulos sobrepondo o texto do parágrafo seguinte, cara, que droga hein?
Parabéns pela iniciativa de disponibilizar este material tão rico e relevante!!!
São dicas extremamente importantes!! Adorei o material!!
Gostei do material, principalmente pela linguagem pós-moderna. Parabéns!!
ahuhaauh
Acho que o Fred deve ter dado boas gargalhadas quando leu o post do AnonFABETO, AnonMáLICO, é, sim, sim, esse Jeca Tatu ae de cima (sem ofender a obra);
Esses 10 tópicos...nossa! Parabens mesmo Fred!
Frederick
Fiquei feliz de ver seu material! Sou amiga do seu pai há anos (da União) e ele fala muito bem de você!
Achei seu site porque sou professora de Jornalismo em Mídias Digitais na UFRJ e vou abordar as heuristicas semana que vem (4ª).
Posso reproduzir em sala de aula?
Um abração!
Cristina Rego Monteiro da Luz
Olá Cristina!
Que feliz coincidência. Fique à vontade para copiar o material!
O interessante é justamente sair do tradicional enfim, não é a formatação e a cor das letras que interferem na usabilidade mas, a felicidade de poder ter acesso a este material com dicas super importantes. Felicidades aos usuários, ao autor e tradutor.
Opa, tem como me falar qual o artigo (livro ou sei lah) original do Nielsen de onde as heuristicas foram traduzidas?
E parabéns cara... as heurísticas ficaram muito claras...
vlew cara judou muito..muito didático..nao tem como nao entender a informação..fique com deus
Obrigado pelo artigo. O Anônimo é chato, mas realmente em visibilidade o site não está ajudando.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato