Prospectando qualidades relacionais na educação em Design através da quilt-terapia

A pandemia COVID-19 alterou profundamente a saúde mental e bem-estar dos estudantes de forma geral. No caso de estudantes de Design, o isolamento impediu o desenvolvimento de habilidades relacionais, que emergem nos pontos de uso e são fundamentais para o exercício pleno da cidadania e da profissão. O retorno às aulas presenciais acrescentou outras incertezas, inseguranças e medos, que agravaram problemas relacionados à negação da possibilidade de ser entre outros seres, ou seja, de interser. Este estudo explora a estética relacional da quilt-terapia como forma de re- construção do interser entre estudantes de Design. A análise de uma colcha de retalhos sobre a experiência de sobreviver a uma pandemia revela qua- lidades relacionais historicamente negligenciada na Educação em Design, tais como empatia, confiança e cuidado, todas relacionadas ao interser. A apreciação de tais qualidades permite vislumbrar formas mais plurais de educar e se educar em Design.

Acesso aberto ao artigo

Como citar

Guimarães, C., & Van Amstel, F. M. C. (2024). Prospectando qualidades relacionais na educação em Design através da quilt-terapia. Arcos Design, 17(1), 190-211. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.77916

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 09.07.2024

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/prospectando_qualidades_relacionais_na_educacao_em_design_atraves_da_quilt-terapia.html