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Como fazer um teste de usabilidade

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Como fazer um teste de usabilidade

Teste de usabilidade é uma simulação de uso do produto ou serviço com usuários reais. Os usuários usam como se estivesse sozinhos, sem a ajuda do pesquisador, e o observador, por sua vez, incentiva que o usuário verbalize seus pensamentos para compreender seu comportamento.

Por que é feito? O produto ou serviço sempre parece mais fácil de usar nas mãos de seus criadores do que nas mãos de usuários que não sabem nada sobre o assunto. Já que o objetivo de qualquer projeto é ser útil para os usuários, nada mais coerente do que testar com usuários para obter feedback nesse sentido.

Passo-a-passo

  1. Recrutar pelo menos 5 usuários para o teste de usabilidade. Tentar encontrar pessoas parecidas com as personas definidas anteriormente. Agendar com cada usuário um horário separado. Não testar com todos ao mesmo tempo.
  2. Escrever a lista de tarefas a serem dadas para os usuários antes do teste. Essas tarefas não devem mencionar as mesmas palavras contidas no protótipo para evitar enviesamento.
  3. Durante o teste, explicar ao usuário que quem está sendo testado é o produto/serviço e não o usuário, ou seja, sua capacidade de usar não está em jogo. O usuário é o especialista em uso; ele sempre tem razão.
  4. Pedir ao usuário para executar as tarefas da lista enquanto verbaliza seus pensamentos. Caso tenha uma outra pessoa disponível para te ajudar, tire fotos em momentos que o usuário tenha dificuldades para lembrar depois.
  5. Pedir ao usuário verbalizar seus pensamentos sempre que ele ficar em silêncio.
  6. Quando terminar todas as tarefas, agradecer o usuário e escrever uma lista de aprendizados.

Vídeo

Créditos: Vídeo produzido pela Hotmilk PUCPR e Imago Produções Educativas em 2017, como material didático para o programa de inovação aberta Renault Experience. Esta cópia faz parte do arquivo pessoal de Frederick van Amstel, responsável pelo roteiro e apresentação. Direção: Tatiana de Paula Lopes.

Transcrição

A melhor maneira de obter feedback sobre um produto ou serviço que você esteja desenvolvendo é através do teste de usabilidade. Você apresenta o protótipo e pede para que os usuários usem como se fosse na realidade. Ou seja, o teste de usabilidade é uma espécie de simulação de uso.

Realize o teste de usabilidade com pelo menos cinco pessoas diferentes. Acredita-se que essa quantidade é suficiente para encontrar a maior parte dos problemas. Busque as pessoas que vão participar do teste entre seus conhecidos, amigos e profissionais. Tente encontrar pessoas que são parecidas com as pessoas que você identificou nas fases de pesquisa anterior.

Evite de fazer o teste de usabilidade com mais de um usuário ao mesmo tempo. Do contrário, pode ser que haja influência do comportamento de um sobre o outro.

Escreva uma lista de tarefas que você deseja que o usuário realize com seu produto ou serviço. Escreva com um texto vago e impreciso de propósito, com o objetivo de que o usuário tenha uma certa dificuldade para realizar a tarefa e não venha com uma resposta muito óbvia. Do contrário, você não conseguirá obter um feedback útil para o seu teste.

Quando os usuários chegarem para fazer o teste, cumprimente-os e explique que o objetivo do teste não é testar a capacidade do usuário em realizar as tarefas, mas sim testar a capacidade do produto e serviço em servir o usuário. Ou seja, se algum problema acontecer, a culpa não é do usuário, a culpa é do produto ou serviço.

Leia a tarefa que o usuário precisa realizar e peça que ele verbalize tudo que vier na sua mente. Esse dado será fundamental para entender o seu comportamento. Toda vez que o usuário quiser clicar em alguma coisa, peça que ele mostre isso apontando o dedo tocando no lugar mesmo onde ele gostaria de interagir.

Enquanto o usuário realiza as tarefas e conversa com o pesquisador, é importante ter uma terceira pessoa que anota tudo que está sendo dito e discutido e também tira fotos de momentos relevantes. Essa pessoa deve evitar de interagir com o usuário e se concentrar na tarefa de anotação.

Se em algum momento durante o teste o usuário parar e ficar pensando consigo mesmo, é importante que o pesquisador estimule-o a verbalizar o seu pensamento para compreender as suas motivações. Sempre que o usuário tiver algum problema na sua interação, é fundamental que o anotador tire uma foto e registre aquele momento em suas anotações.

Depois de executar todas as tarefas, converse com o usuário sobre como foi a experiência dele e, em especial, os problemas que ele teve. Se o usuário tiver sugestões de como poderia ser feito diferente, entregue-o uma folha de papel para que ele desenhe, de repente ele se anima e te dá ideias maravilhosas para melhorar o seu protótipo.

Por fim, não se esqueça de agradecer ao usuário pela sua participação, afinal de contas ele foi o especialista durante o teste de usabilidade.

Série

Este tutorial faz parte de uma toolkit de inovação no design, com outros métodos que podem ser combinados. Esses métodos não precisam ser executados necessariamente nesta ordem.

  1. Vídeos Brainstorming
  2. Vídeos Análise de similares
  3. Vídeos Briefing de projeto de experiência
  4. Vídeos Pesquisa de shadowing do usuário
  5. Vídeos "Um Dia na Vida" dos usuários
  6. Vídeos Storyboard de interação
  7. Vídeos Painel semântico
  8. Vídeos Entrevista contextual
  9. Vídeos Personas de usuários
  10. Vídeos Jornada do usuário
  11. Vídeos Protótipo bruto
  12. Vídeos Teste de usabilidade
  13. Vídeos Avaliação heurística de interfaces

Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 08/07/2024

Redes

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Citação

VAN AMSTEL, Frederick M.C. Como fazer um teste de usabilidade. Blog Usabilidoido, 2024. Acessado em . Disponível em: http://www.usabilidoido.com.br/como_fazer_um_teste_de_usabilidade.html

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