10 anos de Internet e ainda há empresas ainda não entenderam que precisam investir em presenças de qualidade na Web. Preferem investir centenas de milhares de reais em outros meios e deixar apenas algunas tostões para a Web.
Empresários míopes consideram que a Web não é um bom negócio nesse ramo, porque ninguém compra móveis pela Internet. Pode até ser, mas ninguém compra móveis pela fachada da loja também, no entanto, esses mesmos empresários investem muito mais só nas fachadas.
Se tivesse falando com um desses empresários, imagino a conversa:
- Ah, mas vendo a fachada, o cliente está a meio-passo de comprar. A fachada serve para atrair clientes.
- E o website, não teria a mesma função?
- Sim, mas é muito pouca gente que procura móveis na Internet. Nosso website recebe menos de 50 visitas todo dia.
- É porque seu website não está otimizado para buscadores. Segundo a Terespondo.com, só no mês de março, 9246 pessoas fizeram buscas incluindo a palavra chave "móveis". Você pode atrair toda essa gente se quiser.
- Ah é? E como faço isso?
- Jogue fora seu site em Flash e faça outro com bastante conteúdo.
- Mas aí o site vai ficar sem graça...
- Compense em serviços. Ofereça algo de útil para seus clientes, como por exemplo um simulador de ambientes, um guia de decoração ou um customizador de móveis.
- Nossa! Nunca tinha pensado nisso... Quando podemos começar?
- Agora mesmo e...
Deculpem, me empolguei... Óbvio que na realidade conversas como esses não são tão fáceis assim, heheheh.
Possui 90 lojas espalhadas pelo Brasil, todas com fachadas invejáveis como essa, mas apenas um website. Não é difícil acreditar que o que foi gasto nesse website equivale a menos de 10% do custo de uma dessas fachadas.
Imagine que antes de entrar na loja, você fosse obrigado a passar por um gigantesco corredor com paredes lotadas de fotos de ambientes que em nada se parecem com sua casa. Absurdo? Mas é assim no website.
Agora digamos que não houvessem atendentes disponíveis na loja (como no website) e você precisasse ir até a sessão de armários residenciais. A loja é enorme e não permite que você veja os móveis à distância. A única referência que você tem disponível são as placas no teto da loja, mas elas estão tão pequenas que é preciso um binóculo para lê-las. Absurdo? É assim no website, vide submenu.
Há alguma dúvida por onde você entraria na loja? Para mim, parace claro que a porta é o vidro do meio, inclusive pelas dicas da logomarca ao lado, o tapete e o caminho no jardim. No website, não há dicas:
Depois de tocada uma breve intro, fica aquela sensação de "e agora, o que faço, onde clico?" Para iniciar o uso do website, é preciso encontrar o botão "menu", bem pequeno no canto inferior esquerdo.
Imagine que você entra numa loja dessas querendo saber quais sãos as cores disponíveis para os projetos Bontempo e uma vendedora lhe responde prontamente: "Pois não, temos as cores Miniboreal, Soft Square, Argentado, Noce e muitas outras. Qual você escolhe?" Asssim mesmo, sem mostrar nenhum exemplo da cor aplicada a uma superfície. Absurdo? É assim no website, vide seção FAQ:
Uma loja de móveis só é aberta quando sua obra está completamente terminada, afinal de contas é exatamente disso que ela trata: mobilhar é a última etapa da construção.
Imagine que por fora a loja parece completa, mas ao adentrar em determinadas salas, você esbarra em baldes de cimento, ferramentas, tijolos. Absurdo? Algumas seções do website estão com conteúdo imcompleto, mas você só descobre isso depois que clica no botão e não acontece nada. Veja onde leva um link anunciado na primeira página (guia de profissionais):
Imagine que ao entrar na loja, você está num corredor fechado com apenas um telão no fundo mostrando imagens do último lançamento da Dellano e há 8 portas, 4 de cada lado. Cada porta tem apenas um desses símbolos pendurados:
Parece cena de vídeo-game ou então de filme de terror, não é mesmo? Absurdo, mas no website é assim.
Quando vi os ícones na navegação principal, não contive meu impulso de passar o mouse por cima para saber o que significavam. Passei o mouse em cima do primeiro e vi o rótulo "Cozinha". Gosto de ícones, mas esses realmente estão difíceis de pegar sem rótulos. Duvido que quem não trabalha fazendo ícones vai gostar de navegar desse jeito.
Agora tente você adivinhar os demais, como eu fiz.
Segue o resultado dos meus chutes (da esquerda pra direita, à partir do segundo):
Chute | Fato |
---|---|
quarto | dormitórios |
escritório | banheiros |
sala-de-estar | home-theater |
sala-de-jantar | home-office |
armários montados | sistemas dell-ano |
prateleiras | puxadores |
não sei | Sig Bergamin |
Tudo bem que posso saber o significado dos ícones passando o mouse por cima, mas sendo assim qual a vantagem de usá-los? Melhor usar somente os rótulos, então!
Apesar do problema com os ícones, até agora é o website da categoria que investiu melhor na Web. Ele tem realmente bastante conteúdo: animações interessantes, boas fotos e redação publicitária como essa:
"A cozinha é um lugar especial, com aromas e sabores diferentes. Aproxima as pessoas e proporciona momentos de prazer."
Webdesigners, temos que fazer melhor do que nos é pedido. Temos que superar as expectativas do usuário e, consequentemente, do cliente. Se o cliente não sabe como ter uma boa presença na Web (em geral eles não sabem), temos que ensinar isso pra eles. Dê exemplos. Na falta deles, mostre esse post.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
um dos motivos para trabalhos assim, é que muitas vezes o profissional sede aos desejos do cliente, sem nem pensar se é uma boa estratégia, simplesmente diz “é o cliente que manda”, concordo que o cliente deve ser ouvido, mas aceitar todos os desejos do cliente, sem nem pestanejar não é uma atitude ética com o próprio cliente, o serviço prestado deve ser também de consultoria, mostrando as possibilidades e formas corretas de executar o trabalho.
Parabéns pela matéria. É incrível que o site da Todeschine apresente este texto "adadasdasdasd" emu de suas páginas...Isso só mostra como a internet ainda tem que crescer e se profissionalizar. Quem nunca enfrentou um problema desses: Você termina o site e fica "pendurado" esperando o conteúdo??
Essa deficiência gritante no site da Todeschine seria uma piada, se não fosse uma tragédia. O "Em contrução" seria pior?
O descaso em entregar o conteúdo solicitado para inserir no site é muito comum e acredito que todos já atrasaram ou até perderam projetos por esse motivo.
Mais um ótimo artigo Fred.
Já dizia o grande sábio Murphy: "O que vai mal sempre tende a piorar".
O site da Todeschini agora nem acessa mais a página referida. Um erro de programação está retornando a seguinte mensagem:
WebDBerro 01
Impossível estabelecer conexão com o banco de dados. Tente novamente, e se o problema persistir, contacte o suporte e comunique o erro.
Apesar disso, o link pra essa página permanece na primeira página do site. Essa empresa não é pequena, tem filiais em diversas cidades do Brasil, como é que pode?
De fato a Todeschini está deteriorando a sua imagem com este erro. Entrei no site deles neste momento e continua lá. Além do descaso com a internet e com a marca, não há sequer a preocupação dos
responsáveis em consertar a falha.
Passo praticamente todos os dias em frente a esta loja. A imagem que eu tinha dela era de um profissionalismo que agora já não é mais o mesmo, por trás dele me parece haver o descaso.
Isso serve como bom exemplo da força que existe por trás do conceito da marca em todos os seus ângulos, virtual ou não... impressionante!!
Gostaria de saber se podeiram me passar alguns modelos de fachada... ou dicas... pois to querendo abrir uma loja de Bijouterias e acessórios... Obrigada
Eu acho que, sem querer, acabei por comprovar o posicionamento defendido no texto. Estou querendo reformar minha cozinha e estou há uma boa meia-hora procurando sites de cozinhas moduladas, pra ter uma idéia geral dos produtos atualmente existentes no mercado. Mas não achei nada, vim parar aqui por acaso, numa crítica que veio justamente a calhar.
Agora eu entendi porque não encontrei nada...
Navegando durante horas por entre milhares de Websites eu pude constatar uma triste verdade sobre a rede em todos esses anos. É verdade sim que a Internet possui um numero incontavel de sites uteis, com conteudo, bem explicativo, funcional, mas infelismente, possui um outro numero milhares de vezes maior de puro....nada...vide anexo http://www.pudim.com.br/ a maior porcaria que já achei na net...e me digam ,afinal,porque paginas assim continuam On enquanto no lugar dela poderiamos achar uma boa fonte de informação, produtos e serviços?
Chega de Perolas aos porcos.
Gostei muito da materia, parabens pela iniciativa.
Eu adoro o site da bontempo.. acho ele bem explicativo e nele consigo obter boas dicas de decorações.. e além do mais sou fã de carteirinha do design arrojado dos móveis essa empresa eu recomendo.. eu tenho em casa e nunca me deram problema.
Gostaria de saber se podeiram me passar alguns modelos de fachada... ou dicas... pois to querendo abrir uma loja de vendas de ar condicionados SPLIT
Tenho uma loja de calçados e preciso de uma bonita , criativa e com um preço sugestivo de uma fachada.
Agradecida.NGLA
Tem uma outra questão nesta história toda que é o poder aquisitivo que o cliente tem o pretende empregar em um projeto web. Fazer melhor do que nos é pedido, como o amigo sugeriu na conclusão da matéria, muitas vezes requer mais tempo nosso e mais investimento deles. Isso dificulta bastante e peço a opinião dos amigos neste sentido. Já ouvi clientes considerarem caro investirem até um salário mínimo em seu site.
Parabéns pela matéria, as críticas foram muito proveitosas para mim. Especialmente sobre os ícones da Dellanno. Precisei visitar estes sites a cerca de um ano para desenvolvimento de um projeto e pude perceber alguns dos problemas mencionados.
E concordo com o Geovani: quase todos os projetos que desenvolvi, fiquei aguardando o conteúdo para publicação. Um outro problema grave é quando o conteúdo existe e é fornecido em tempo hábil, mas o texto não vende como deveria por questões ortográficas ou pouco publicitárias.
Quanto ao pessoal que postou pedidos de fachadas... se for para web pode contactar um dos membros daqui, inclusive eu, é claro. Agora se for alvenaria, não podemos ajudar... risos.
Tem uma outra questão nesta história toda que é o poder aquisitivo que o cliente tem o pretende empregar em um projeto web. Fazer melhor do que nos é pedido, como o amigo sugeriu na conclusão da matéria, muitas vezes requer mais tempo nosso e mais investimento deles. Isso dificulta bastante e peço a opinião dos amigos neste sentido. Já ouvi clientes considerarem caro investirem até um salário mínimo em seu site.
Parabéns pela matéria, as críticas foram muito proveitosas para mim. Especialmente sobre os ícones da Dellanno. Precisei visitar estes sites a cerca de um ano para desenvolvimento de um projeto e pude perceber alguns dos problemas mencionados.
E concordo com o Geovani: quase todos os projetos que desenvolvi, fiquei aguardando o conteúdo para publicação. Um outro problema grave é quando o conteúdo existe e é fornecido em tempo hábil, mas o texto não vende como deveria por questões ortográficas ou pouco publicitárias.
Quanto ao pessoal que postou pedidos de fachadas... se for para web pode contactar um dos membros daqui, inclusive eu, é claro. Agora se for alvenaria, não podemos ajudar... risos.
Bom ponto!
Procurando no google por "fachadas", acidentalmente vim parar aqui (o que está sendo muito produtivo). Eu e meu sócio estamos reformando um imóvel para nossa loja no interior do R.S. e, sim, pretendemos gastar milhares de reais nesse investimento.
Infelizmente ainda não gastamos NENHUM tostão na web. Apesar de míopes pretendemos fazê-lo o mais breve possível. Com certeza após a leitura desse artigo não serão apenas alguns tostões e brevemente esperamos poder contatá-lo para que nos auxilie neste novo projeto. Parabéns pelo site!
Gostaria de saber se podeiram me passar alguns modelos de fachada... ou dicas...pois estou fazendo um projeto de fachada para uma loja que vendem só coisas importadas.
gostaria de ve alguma ideia de fachade para um sobrado no ramo de floricultura, gostaria de utiliza todo espaço. algo bem bonito e chamativo... desde ja agradeço.
Tenho uma loja de brinquedos e presentes e estou querendo fazer uma reforma interna e externa...gostaria de obter algumas ideias de fachada e espositores que valorizem o produto.
tenho uma loja de produtos de piscina e lazer juntamente com produtos de limpeza , e preciso fazer uma reforma urgente tem +-85m2. nao sei como usar este espaço pois ela é de esquina para rua;o que vcs podem me ajudar.
Somos uma empresa especializada em fabricar fachadas,
esculturas e decorações pra buffet infantil.
fone: 2892 6691 / 9851 8667
www.bonneges.com.br
Esculturas, Cenários, Fachadas e Projetos especiais em fibra...
ambientação de buffets, casas noturnas, parques
infantís, casas de cultura....
bonecos tridimensionais, figuras geométricas, tótens,
kióskis, cascatas,
placas de fechamento, painés, molduras...
brinquedos inéditos no mercado, elementos estáticos e com
movimentos.....
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato