Você já viu um vocabulário controlado funcionando num sistema? O livro do urso polar explica sua utilidade para facilitar a recuperação de informações e até mostra alguns exemplos de sistemas que contam com vocabulários, mas fiquei curioso para fuçar num desses rodando. Alguns anos depois, conheci o Drupal, um gerenciador de conteúdo open-source que chama a atenção pelas ferramentas para a arquitetura da informação. Seu vocabulário controlado se estende por toda aplicação, permitindo classificar vários tipos de conteúdo (imagens, downloads, links, notícias e etc) e funcionalidades extras.
O legal desse vocabulário controlado é que ele permite relações hierárquicas entre os termos, ou seja, é possível usá-lo para gerenciar taxonomias. Para quem ainda não leu o post que explica todos esses termos complicados, a taxonomia é um tipo de classificação que pode gerar menus de navegação.
Há alguns meses atrás, gravei um screencast mostrando como foi o processo de alimentação de um vocabulário controlado que desenvolvi para o catálogo de obras de uma editora curitibana. Na ocasião, eu havia assumido a programação do projeto, achando que seria fácil implementar minhas idéias em PHP no Drupal, mas acabei desistindo. Realmente não levo jeito para programar, mas o trabalho de arquitetura da informação ficou legal. A editora contratou outros profissionais para fazer a programação, mas eles ainda não lançaram a versão final.
Vocabulário controlado na prática [AVI] 37 Mb ~ 7 minutos
Quem gostar do assunto classificação deve procurar cursos e livros na área da Ciência da Informação. No Brasil, ainda temos pouca coisa aplicada à Arquitetura da Informação, que trata do contexto de websites.
Hoje, dia 30/09, é o último dia pra votar neste blog no concurso Trama Universitário. Por enquanto, o Usabilidoido está entre os últimos, mas se todos os leitores votassem, certamente estaria lá em cima :P
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Não olhei muito sobre o Drupal, mas o que tu destaca comparando com o Movable Type e com o WordPress?
Movable Type e WordPress são sistemas de blogs. Não servem para gerenciar sites com conteúdo mais complexo. Este site é gerenciado pelo Movable Type, mas estou nos limites dele, tenho que usar vários workarounds. Escolhi o MT porque ele gera arquivos estáticos em .HTML com belas URLs e isso ajuda no posicionamento do Google. Além disso, ele tem muitas extensões interessantes.
O Drupal é um sistema muito mais completo e está evoluindo muito rapidamente. Um bom desenvolvedor consegue criar muita coisa boa com a base que ele oferece.
Obrigado por me avisar, Raphael! Problema resolvido.
O video não está funcionando
Vc conhece o Xaraya? É um CMS tb que permite hierarquizar descritores em uma taxonomia para classificar conteúdos.
Xii acho que saiu do ar novamente o vídeo, que tal colocá-lo no youtube?
forte abraço!
Oie estou terminando de ouvir o podcast "O designer morreu?", gostaria de ver esse vídeo, mas não consigo, só tem um espaço branco no local do vídeo, você poderia colocar um screenshot e o vídeo para download, eu gostaria muito mesmo de ver esse video.
Gosto muito do seu site, já vim aqui antes e já comentei, parabéns pelo trabalho.
Sampaio, adicionei o link pra download abaixo do vídeo em branco, ao qual não consegui arrumar ainda.
Eu gostaria muito de ver o vídeo, faço arquivologia e me interesso pelo tema, mas só consigo baixar o audio.
Olá Erika! Consegui arrumar a visualização do vídeo.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato