Essa é uma técnica aplicada de Design da Informação, cujo objetivo é tornar uma série de dados abstratos em um padrão reconhecível, mais próximo dos modelos mentais. Apesar de ser uma disciplina bastante complexa e acadêmica, seus conceitos também se aplicam na nossa interação com objetos do dia-a-dia, incluindo as interfaces do computador.
Visualização da Informação no dia-a-dia [MP3 - 10' - 1.9MB]
Notas
Mais sobre o assunto: Infovis, artigos periódicos bem acessíveis sobre o assunto e a explicação da lógica da visualização criada pelo setor de pesquisas da IBM para visualizar a edição de páginas da Wikipedia.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
fazendo a matriz:
1 2 3
4 5 6
7 8 9
1+2+3 = 15 ??
não exatamente o jogo da velha
Pois é, faltou visualização... Não expliquei que a matriz é a seguinte:
8 1 6
3 5 7
4 9 2
Ninguém começaria o jogo puxando um dois e em seguida um três, porque daí não seria possível atingir 15 com qualquer outro número que pegasse.
A matriz mostra as soluções possíveis tanto do jogo da velha, quanto do jogo com números e não todas as combinações possíveis. Fui claro ou ainda falta visualização, hehehehe?
realmente faltou o visual. qual a vantagem afinal de contas de se fazer tudo no áudio?
E ae Frederick blz???
Vira e mexe eu passo aqui no teu blog e leio os artigos.
Eu tou fazendo curso de web só ki ja mexo a uns 4 anos, daí algumas parada ki li aqui vem me ajudando, e qdo eu me formar eu ja vou ter uma boa noçao sobre usabilidade.
eu colokei um link do blog la nos meus sites
http://rodrigomio.cjb.net
http://techabstract.cjb.net
se possivel de uma passada la.
Abraço
Obrigado pela citação, Rodrigo! Vai fundo nos estudos!
Leandro, a principal vantagem do audio é que é mais fácil para produzir. Se fosse escrever tudo que disse, demoraria 1 hora pelo menos. No áudio, são apenas 10 minutos. Mais fácil de produzir, maior produção.
Assim como é mais fácil de produzir, acredito que seja mais fácil de assimilar, já que escutar requer menor esforço cognitivo do que ler. Também a entonação e o ritmo da voz são informações que enriquecem o conteúdo, dando ênfase, ou apenas passando ligeiro por algo.
Porém, como disse, nesse caso do jogo da velha, faltou mesmo visualização. Falha minha, deveria ter colocado isso no conteúdo do post. De qualquer forma, estou ainda experimentando o formato, talvez deixe de lado caso o áudio não seja prático.
é realmente interessante o post em áudio. mas me lembra algo que sempre é falado contra o flash, ficando o conteúdo como uma 'caixa preta'. acessibilidade.
e apesar de ser mais fácil entender o que é falado, eu(acredito que muitos aqui) dificilmente volto e escuto de novo quando nao entendo ou me disperso por um segundo, o que não é trabalho algum quando há um texto na minha frente.
nada haver esse papo de vocês, o cara falando de visualização da informação e vcs com esse papo ridiculo de jogo da velha!
Agora a bronca pro dono do artigo: Que artigo mais ridiculo, só comenta sobre a IBM e manda pra um site que por sinal é inutil. Se quer ajudar escreve uma coisa mais interessante... ¬¬
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato