Artigo apresentado para a conclusão da disciplina de Semiótica e Informação do Curso de Gestão da Informação UFPR e vencedor do XIII Evento de Iniciação Científica da UFPR.
A Semiótica oferece um modelo que permite entender o raciocínio do usuário ao escolher entre uma e outra opção num menu de navegação. Em geral na Web, esse raciocínio é do tipo abdutivo, ou seja, o usuário observa a situação, levanta uma hipótese, testa e corrige, se for preciso. Com base em 3 das 10 classes signos de Peirce, foi criado um protocolo de perguntas para identificar traços do raciocínio do usuário enquanto participava de um teste piloto sobre a taxonomia do website da Universidade Federal do Paraná. O resultado da avaliação apontou rótulos taxonômicos que não corresponderam ao que o usuário esperava encontrar e aquilo que, de fato, estava descrito pelo rótulo e os indícios dessa discordância. Em trabalhos futuros, o protocolo será expandido para abranger as demais 7 classes de signos.
Uma proposta semiótica para a avaliação de estruturas de navegação [PDF] 17 páginas 875Kb
Slides de apresentação.
Fiquei sem palavras pelo seu site, ainda bem que "Deus gosta dos loucos".
O site tem classe, inteligência e o mais importante informação da melhor qualidade.
Comecei a cursar a faculdade de Criação e Produção Publicitária - FAT - Alagoas - E o que esta relacionado aqui no site no assunto semiotica abriu melhor a minha visão sobre o mesmo.
Vc está de parabéns pelas as informações aqui contida precissamos cada vez de pessoas como vc no Brasil que compartilhe conhecimentos
SEU SITE ME AJUDOU MUITO EM UM TRABALHO Q VOL FZ NA FACU CONTEUDO MUITO BOM SOBRE SEMIOTICA
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato