Em 2000 Jesse James Garret teve uma visão e enxergou o processo de construção de um website de uma forma muito clara e definida. Colocou sua idéia num PDF e este fez tanto sucesso, que acabou merecendo um livro para explicar seus detalhes. O grande mérito do seu diagrama (dê uma olhada, tem traduzido pro português) é conciliar a metodologia de Design Centrado no Usuário desenvolvida paralelamente em duas áreas: o design de softwares e o webdesign.
Até então ninguém conseguira tal façanha sem pender mais para um dos lados. O segredo dele foi subdividir seu diagrama em duas visões e nivelar as etapas. Cada etapa representa um andar de um prédio que está sendo construído, na ordem de baixo para cima. Assim ele deixa claro o quão importante é a fundação do projeto, os conceitos, as estratégias, os objetivos. Se eles são alterados, é preciso repensar toda a estrutura que está acima.
Ele abre o livro dizendo que não está ali para explicar como fazer um website. Nem tampouco falará sobre tecnologias. É um livro não de respostas, mas das perguntas certas a serem feitas. Usando essa abordagem, simplifico as camadas do diagrama dele:
Apesar de tocar em assuntos que competem a mais de uma área profissional, o livro é curto e direto. Como reparou Steven Krug (Não me Faça Pensar), ele foi muito esperto em fazer um livro fino, porque assim se assegura de que será lido. Com certeza, quem lê o livro sai com outra noção do processo de desenvolvimento de websites focados nos seus usuários. Uma visão ampla, holística, que considera importante não só aquilo que é visível a olho nu, mas também as suas fundações.
A vantagem de enteder esses conceitos é que o produto final acaba sendo produzido mais rápido, mais facilmente e será mais efetivo, na medida em que atende as necessidades dos usuários. Para uma loja virtual isso significa aumento nas vendas. Para um website institucional, isso significa melhor conscientização da marca. Consumidores e cidadãos estão cada vez mais exigentes e não toleram websites que não tem um mínimo padrão em apresentação e usabilidade. Como a concorrência também aumenta, vence quem valoriza seus usuários.
(cerca de R$60)
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato