Quando o grupo de usuários de um produto interativo está geograficamente disperso e não há recursos suficientes para trazê-los até o laboratório de usabilidade nem levar um laboratório portátil até eles, o jeito é fazer testes de usabilidade remotos.
No caso de websites, a forma mais simples de fazer um teste como esse é ligar para o usuário e pedir que ele use o website a partir do seu computador, verbalizando as dificuldades. O usuário descreve o que está vendo na tela e o facilitador do teste tenta fazer no seu PC as mesmas ações para entender melhor o que está acontecendo. O problema é que os usuários não sabem descrever bem o que estão vendo (lembre-se que eles não sabem os nomes dos widgets) e a tarefa extra de descrever desperdiça tempo que poderia estar sendo usado para usar o produto de verdade. Já tentei fazer testes assim e foi frustrante, tanto pra mim quanto pro usuário.
Para suprir essa carência do mercado, a Bolt|Peters lançou uma ferramenta para auxiliar o acompanhamento de testes de usabilidade remotos, o Ethnio. Com ele, a tela do usuário é compartilhada com o avaliador e as URLs acessadas são gravadas e cronometradas:
O que faz falta é o controle das tarefas. Durante testes de usabilidades, costumo dar algumas tarefas para o usuário cumprir, cronometro o tempo gasto e registro se o usuário acha que foi fácil ou difícil realizar essa tarefa. Posso até fazer isso pelo telefone, mas seria difícil acompanhar tudo isso ao mesmo tempo e depois sincronizar com os dados das URLs e do vídeo.
A versão beta do Ethnio é gratuita para testes. Se você quiser testar, vou dar o caminho das pedras, porque sofri para chegar lá. A usabilidade desse software de teste de usabilidade é precária!
Tenho certeza que a Bolt|Peters vai melhor muito o Ethnio. É bem provável que quando ele estiver bem usável, a versão gratuita deixe de existir, por isso, aproveite enquanto é tempo.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Fala Fred!
Apesar de algumas precariedades no software, já ajuda um pouco nos testes. Boa dica rpz!
Abraço!
Muito interessante... Jah registrado...
Para concertar a ineficiencia de um teste feito por telefone eu uso o VNC que me permite ver a tela do usuário, o que é muito eficiente pois o usuário fica confortavel em sua máquina executando a tarefa sem ninguém ao seu redor te vigiando, enquanto da minha máquina, em outro lugar, posso ver tudo que ele esta fazendo. No caso, eu uso o VNC com usuários da própria empresa então o acesso às maquinas se da pela rede através de um cliente instalado na maquina do cliente, mas se não me engano pode ser feito pela internet também, e se não faz concerteza outros programas similares ao VNC devem fazer.
Existem vários programas de compartilhamento de tela: Breeze, NetMeeting e até o MSN faz isso. A vantagem do Ethnio é que ele só exige um plugin minúsculo a ser instalado pelo usuário e conta com o registro de tempo para as URLs. Além disso ele já salva o vídeo automaticamente. Usando o VNC e similares, você teria que usar um programa para cada uma dessas funções.
Outro software que faz tudo o que o Ethnio faz e ainda melhor é o Morae, mas ele é pago e não tem versão demo:
Não tinha pensado no compartilhamento de telas para os testes.
Ficou muito mais fácil arrumar novos usuários. =D
O MORAE é uma ótima ferramenta mas eu obtenho bons resultados usando o vnc e o Camtasia q é um software de edição de vídeo para gravar a tela do usuário.
[]'s
Eds.
Eu tenho um servidor WTS e qualque usuario pode acessa-lo atraves do Windows Terminal Services.
tem como eu usar o VNC e imprimir algo do computador remoto na minha impressora?
Não sei se fui claro na pergunta, mas vamos lá.
estou comprolando um PC01 pela net ele fica na minha casa. la tenho documentos q quero imprimir, mas sem copiá-los para o PC02 que fica no escritorio, como eu faria para usar a impressora do PC02 para imprimir arquivos do PC01?
Excelente site de Design de Interacção.
Fiquei cliente. Se quiseres ver algumas novidades sobre esta área e "sacar" alguns livros, sintam-se á vontade para visitar o meu site.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato