A convite do professor André Battaiola, estou ministrando junto com ele uma disciplina intitulada Design de Jogos Educacionais no Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR. Enquanto ele apresenta uma visão à partir do Design de Jogos, eu trago a Teoria da Atividade que desenvolvi no meu doutorado.
A Teoria da Atividade é uma explicação sobre o desenvolvimento das funções psicológicas superiores que atribui papel fundamental ao uso de signos e ferramentas no aprendizado. Essa teoria deixa claro como crianças e adultos aprendem através de jogos e brincadeiras, reproduzindo atividades na imaginação. Aplicada ao Design de Jogos, permite imaginar atividades que motivam as pessoas a jogar através de conflitos realísticos.
Um exemplo que utilizo em sala de aula é o jogo Ugg-Tect. Trata-se de um party game em que uma pessoa joga no papel de arquiteto e outra como pedreiro. O arquiteto precisa instruir o pedreiro a construir um projeto específico utilizando apenas e tão somente uma linguagem pré-definida pelo jogo. Quando o pedreiro não entende a mensagem, o arquiteto pode bater a clava na sua cabeça. O conflito que motiva este jogo está ligado à dificuldade de emitir e compreender as instruções de construção na linguagem das cavernas.
Nos slides e gravação abaixo dou uma visão geral sobre o assunto.
Teoria da Atividade aplicada ao Design de Jogos [MP3] 66 MB 1h 41min
Nas próximas aulas, vou ensinar os estudantes como organizar experimentos psicológicos utilizando o método de dupla estimulação para mensurar o aprendizado proporcionado por jogos.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato