Andrei Herasimchuk liderou um grupo de designers que resolveram fazer uma crítica construtiva da última coluna do Jakob Nielsen, que trata de padrões para hiperlinks. Todo mundo critica o site do guru da Usabilidade porque ele está opinando sobre design num suporte feio e, às vezes, pouco usável. Eles resolveram propor melhorias.
Primeiro, Andrei já diz que Nielsen não pode sair por aí estabelecendo regras que nem mesmo ele cumpre. Dá uma enxugada no texto do Nielsen, seguindo os princípios do velho. O feitiço vira contra o feiticeiro. Em seguida, Didier Hilhorst cria umas figuras para ilustrar cada uma das regras do Nielsen para links. Aí vem Keith Robinson e formata tudo num bom XHTML. Note como a coluna está muito mais escaneável e deglutível do que o original de Nielsen.
Para finalizar, os caras alfinetam de vez o Nielsen montando a coluna dele em dois formatos odiados pelo guru: PDF e Flash. No final das contas, mostram que apesar de Nielsen falar umas boas verdades, ele está completamente desatualizado e quem acreditar inocentemente no que ele diz, estará numa fria. Estética não prejudica a usabilidade, mas os gurus da usabilidade costumam prejudicar a estética. É sempre assim, cada um puxa o bife para seu lado.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Pois eh... isso ainda vai render boas brigas e discussões. vai dar muito pano pra manga!!!
[]´s velho!!!
Concordo plenamente com os caras, o site dele tem pouca usabilidade e é esteticamente muito ruim, afinal para que serve o webdesigner senão fazer com que fique esteticamente bom e também funcional, afinal não é pra isto que somos formados e estudamos tantos anos. O designer deve sempre procurar aliar a estética a funcionalidade do produto, senão pra que serviriam os designers!!
Todos sabem que o Nielsen é um/o radical da USABILIDADE, o negócio dele é polemizar mesmo, doa a quem doer.
Esperar ver no site dele o que ele prega é o que todos queriam, eu particularmente já estou acostumado com o HTML básico que é utilizado.
Acho bastante legal atitudes como a do Andrei (o pessoal do Tableless.com.br já tinha transformado em xHTML o site dele também), mesmo que num tom de crítica ao GURU, ganhamos todos nós!
Quem manda o Nielsen não ser webdesigner, né?!
o[._.]o
Aldemir Vieira
Na minha opinião o Nielsen dá muito valor a usabilidade, desconsiderando totalmente a estética, pervertendo totalmente o papel do webdesigner, pois podemos comparar o webdesigner com um ouríves. O diamante por si só é feio e sem graça, mas todos sabemos o seu valor, então vem o ouríves e o transforma, ressaltando sua estética, usabilidade, conceito e algumas coisas mais. O webdesigner faz isso, pega toda informação necessária, lapida ela e a transforma em website, mas sempre tentando casar usabilidade e estética de uma forma que agrada a maioria, visto que agradar a gregos e troianos é impossível.
Um grande abraço e mente aberta a todos
Fábio Rogério
webdesigner
icq:289588823
Show de bola seu texto e obrigadão por trazer este assunto... Aqui na empresa chegamos a nos reunir para discutirmos isso.
Bela analogia Fábio! O primeiro bom livro sobre webdesign que eu li foi o Homepage: Usabilidade do Nielsen e como isso me impactou. Fiquei fascinado que poderia existir inteligência por trás de cada decisão mínima de uma interface de website. É o livro que mais influencia meu método de encarar as interfaces até hoje. Nielsen pode ter um site feio e ser grosso às vezes, mas o trabalho dele de evangelização da usabilidade não pode ser ignorado. Não é à toa que o chamam de o Rei da Usabilidade. Ele realmente realizou muita coisa pra chegar nesse patamar. Como diz Jeffrey Zeldman, o que nós precisamos é de alguém com o mesmo peso do Nielsen para argumentar a favor de um design mais equilibrado.
Sempre achei super-desinteressante o layout do site do Nielsen, parecia algo pouco profissional como ele mesmo assume (sua explicação pelo site não atender mesmo as suas próprias recomendações é porque foi envolvido muito pouco dinheiro no projeto). Porém depois de ver as tentativas de re-design do concurso ReUseit ( http://www.builtforthefuture.com/reuseit/ ) comecei a perceber a "beleza" do site dele.
A primeira coisa que esperamos de um layout de website de opinião é que ele esteja em conformidade com as opiniões. Nielsen prega a simplicidade e faz isso ao máximo no seu website. O texto que é o principal recebe o seu merecido destaque e, cá entre nós, é bem fácil de escanear (leitura dinâmica). Talvez não seja muito legal para ler textos compridos, mas para leitura veloz a Verdana nesse tamanho grande é muito boa, mas pouco elegante, diga-se de passagem.
Creio que com o tamanho avantajado, Nielsen esteja dizendo, relaxe meu caro, você pode sentar na sua cadeira se espreguiçando a mais de 1 metro de distância do monitor e ainda conseguir ler o que eu digo. E funciona, eu sempre leio assim.
Outro detalhe é que a largura da coluna de texto não é fixa, é preciso redimensionar a janela do browser para lê-la com conforto. É bem verdade que um max-width do CSS seria melhor, mas o IE ainda não entende isso. É chato ter que redimensionar a janela do browser, mas depois que fazemos isso, fica personalizado para a largura que gostamos e depois, não há nenhuma forma de ruído publicitário ao lado do texto, só ele mesmo.
Agora sobre as cores da capa. Dois tons bem leves: uma cor quente para o conteúdo mais atual e outra cor fria para o conteúdo antigo. Não podia ser melhor. Em cima uma barra amarela chamativa dá a identidade visual que se repete pelo site. Fora isso, os links em azul sempre chamam a atenção e embelezam o corpo do texto.
Essa é minha visão: se você entender Nielsen, se colocar no lugar dele, vai entender o layout do site dele. E vai também, saber separar o que é dica boa e o que é idiossincrazia do velho.
Eu juro que até tenho um livro do Nielsen, mas não consigo ficar 30 segundos no site dele. Aquilo pra mim chega a ser falta de respeito. Não tem como ler um parágrafo ali sem perder a paciência! O cara realmente parou no tempo.
Maurício, estou com você!
Vivemos numa sociedade que é conquistada pelos olhos, pela beleza... não dá pra desprezar isso e ficar só com a usabilidade, né...
Não falo mal de ninguém, cada um tem seu estilo e temos que saber respeitar. O que devemos fazer é absorver o que ele fala sobre usabilidade e aplicar nossas habilidades estéticas em cima, ou aplicar em nossa boa estética sua usabilidade.
O que não concordo é sair criticando anos de estudo de uma pessoa que tanto contribuiu para a divulgação dessa ciência que até pouco tempo atrás quase ninguém sabia seu verdadeiro significado...
Eu gosto desse senhor que me fez olhar as interfaces gráficas e principalmente os websites de uma forma muito mais crítica...
Se ele é um bom designer ou não, isso ão me importa. O que importa é que seus estudos já me ajudaram muito quando muitas vezes eu não sabia por onde começar...
o q eles tem em comum Nielsen e o Linus Benedict Torvalds ?
o linus revolucionou e polemizou, com o aposentado Bill gates e mostrou que é possivel um sistema operacional melhor e um conhecimento livre pra todos. hj o ruindows esta ficando com o linux ja perceberam ou nao?
e o Nielsen vem polemizando e revolucionando, mostrando que quando mais o usuario se apega a um site mais fidelizado ele fica isso pq o site tem, ou seja é usável.
A usabilidade é um caminhar progressivo quem nao ver será surpreendido mais tarde
Que me perdoem os designers, mas creio que a estética do site não passa da embalagem dos produtos físicos.
O que mais vale em sites como o do guru Nielsen é a informação ali contida. Seus artigos são sempre muito interessantes e abordam temas que nunca antes havia concebido (como a disposição dos botões OK e Cancelar em janelas de alerta).
Acho conveniente falar um pouco sobre a minha formação, sou graduando em Sistemas de Informação e meu trabalho de conclusão é sobre "Identificando gargalos de Usabilidade em Projetos de Software". Faço questão de dizer isto porque assumidamente não sou conhecedor da arte de design.
@Fábio...
Arte, Design e Estética são diferentes... E do que adianta um site cheio de informações se o usuário não consegue encontrá-las na ordem que preferir?
E uma das funções da Web é descentralizar a informação para que o usuário a procure da forma como preferir.
Cabe a Usabilidade do site facilitiar esse processo através de uma boa arquitetura do fluxo de informação.
Isso tudo ja é Design, que significa Projética (arquitetar, soluções, facilidades de uso).
Projetando Websites - Jakob Nielsen
Designing Websites - Jakob Nielsen
Design - Projetar, Projética, Arquitetar...
Oi Fred
Vc tem um link que mostre os redesigns do site do guru??? lembro de ter visto isso há umas "décadas" mas tá impossível achar :/
Henrique, foi um concurso chamado Re-Useit o qual só consegui localizar no Archive.org. Algumas peças não dão pra abrir, outras sim:
http://web.archive.org/web/*/http://www.builtforthefuture.com/reuseit/
Esse concurso foi muito legal!
Usability 101:
Estas heurísticas não exaurem o assunto da usabilidade e podem ser expandidas.
Quando vocês vão "chamar o assunto na xinxa" e criar heurísticas que complementem, expandam as heurísticas de Nielsen levando o design em conta?
Quem duvida que a página http://www.useit.com/alertbox/20040510.html está melhor de utilizar do que a do Nielsen? E no entanto, cadê a teoria?
Mãos à obra e menos choradeira.
Usability ROCKS. E não é bem assim: 'estética nunca atrapalha' a usabilidade. Eu poderia criticar vários aspectos estéticos e pouco funcionais desta página sem grandes preocupações, até porque isso é muito subjetivo. E até por isso que é difícil teorizar... good luck.
A preocupação não deve ser só com a estética, mas também com a funcionalidade. Não adianta um site visualmente interessante mas de difícil navegação.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato