A Semiótica oferece um modelo que permite entender o raciocínio do usuário ao escolher entre uma e outra opção num menu de navegação. Em geral na Web, esse raciocínio é do tipo abdutivo, ou seja, o usuário observa a situação, levanta uma hipótese, testa e corrige, se for preciso. Com base em 3 das 10 classes signos de Peirce, foi criado um protocolo de perguntas para identificar traços do raciocínio do usuário enquanto participava de um teste piloto sobre a taxonomia do website da Universidade Federal do Paraná.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Será que a situação e hábitos também não deveriam ser levados em consideração?
Por exemplo, no seu artigo eu escolheria a opção "pesquisa", por se assemelhar ao intuíto da minha ação, que é buscar algo.
É hábito de usuários quando entrar em portais de grande conteúdo e informações mal planejadas entrar em desespero e procurar uma caixa de busca, acredito eu. (pq naquele menu não existe a opção biblioteca??)
A pesquisa da semiótica junto à informação é interessante e abrangente, mas as etapas para o saber desejado são complexas.
Minha opinião?
Não permita que o usuário tenha que se esforçar tanto para chegar a informação desejada. Se eu tiver que pensar mais de duas vezes onde clicar no site, ou eu procuro a busca ou fecho a janela.
Deixei bem claro aos usuários que eles não poderiam usar a busca para encontrar as informações porque meu objetivo era testar se a taxonomia e não a busca (que é terrível, diga-se de passagem).
Ah! O link "Pesquisa" naquele menu não vai para a busca do site, vai para uma página sobre a pesquisa acadêmica da Universidade. Acho que esse rótulo deveria ser "Pesquisa Acadêmica" ou "Pesquisa Científica" para evitar essa ambiguididade.
Pois bem, eu não utilizei o campo de busca, utilizei um link disponível no menu.
Considere que a pergunta que leva à ação pode ter maior prioridade.
Mas depois dou uma estudada maior sobre o tema, neste momento apenas estou expondo meu "feeling".
também um pesquisador um tanto precoce da semiótica, gostaria de uma ajuda sua para os planfetos nazistas sobre o olhar da semiótica.
Valeu!!!
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato