Estava dando uma passada pelos corredores de pôsters do 7° P&D Design acompanhado de José Pirauá e um pôster nos chamou muito a atenção pela pequena quantidade de textos e minimalismo. Ficamos encafifados e voltamos ao pôster mais tarde para conversar com a autora Carolina Calomeno.
Uma proposta de análise de infográficos da guerra do iraque [PDF] 256 kb
A explicação de Carolina sobre o pôster foi muito interessante. Ela mostrou como a aplicação das categorias de análise semióticas servem para entender a construção do significado superficial do infográfico (os elementos visuais que o compôem e suas interrelações). Entretanto, fomos além desse trabalho e discutimos um tópico espinhoso: o viés político do infográfico em questão, no caso sobre a invasão do Iraque; adivinha quem estava sendo favorecido?
Semiótica aplicada à infografia [MP3] 15 minutos 2 Mb
O infográfico em questão é de autoria de Renata Chabetai e foi publicado na Revista Época.
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Olá!
Meu nome é Renata Chabetai. Sou autora da infografia (Iraque) anexada nesse blog. Ele foi realizado para a revista Época em 2003.
Procurei meu crédito e não achei. Trata-se de trabalho autoral. Vocês trabalham com comunicação, acredito que esqueceram desse detalhe. Portanto peço que publique crédito, Infográfico: Renata Chabetai / Revista Época.
Atenciosamente,
Renata Chabetai.
Gostaria de obter o texto "semiótica aplicada a infografia".
Adorei o blog . Trabalho com semiótica aplicada ao design e desenvolvo gradualmente um mapa de exemplos visuais com produtos, campanhas publicitárias em mídias variadas buscando sempre aproximar a audiência da ciência dos signos, sem que a mesma seja vista somente como teoria afastada dos processos de desenvolvimento projetual e criativo.
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato