A tradução dessa palavra literal é padrões, mas acho que não é muito adequada. Na prática o termo indica uma identificação de uma boa prática com relação a elementos de uma interface. Por exemplo, abas duplas é uma solução muito usada quando você precisa estabelecer uma hierarquia de dois níveis de navegação numa barra que está no topo do layout.
Note que o cara que identificou esse pattern especificou o problema que ela resolve, quando usar, como fazer, porquê e ilustrou com belos exemplos. Webdesigner que se preze tem que reservar um tempinho vago e dar uma olhada em simplesmente todos os patterns de webdesign identificados pelo Martijn van Welie. Quem ainda não está de inglês afiado, se manifeste que montamos uma força-tarefa para traduzir tudo e quem sabe, identificar novos patterns.
Outro conjunto de patterns bem interessante é o da Jenifer Tidwell. Os delas se referem a softwares, mas todos esses conceitos podem ser adaptados para interfaces de websites e aplicativos web. Material valiosíssimo para constituir o framework de soluções de um design de interface. Aliás, gostaria de ter isso impresso para consultar mais facilmente. Alguém já viu algum livro que tem isso?
Siga-me no Twitter, Facebook, LinkedIn ou Instagram.
Bem interessante as referências Fred!
São de grande utilidade. Valeu!
Assine nosso conteúdo e receba as novidades!
Atualizado com o Movable Type.
Alguns direitos reservados por Frederick van Amstel.
Apresentação do autor | Website internacional | Política de Privacidade | Contato