Há muitos anos estudo o fenômeno da criação coletiva em design. Embora ainda existam pessoas que defendam a noção do gênio individual para explicar a criatividade no design, nos últimos anos, percebo que esta noção tem diminuído sua relevância tanto na academia quanto no mercado. O problema principal é que os gênios criativos não conseguem garantir criatividade em todos os projetos nem tampouco atender todos os projetos que demandam criatividade e inovação.
Embora eu não acredite que a figura do designer criativo tenha morrido, reconheço que o momento atual demanda maiores investimentos em criação coletiva, pois as equipes de design precisam cada vez mais incluir outras pessoas que não são formados em design. O projeto está cada vez mais complexo e multi-facetado. A figura salvadora do gênio criativo não inspira a confiança necessária de que todos os principais aspectos do projeto serão levados em conta. A participação e cocriação estão neste momento melhores cotados.
Na minha aula do BEPiD sobre processo criativo, fizemos uma discussão produtiva sobre como trabalhar em equipe de maneira criativa. Compartilhei os slides com os estudantes e deixei eles livres para comentar os slides ao invés de eu apresentá-los. Segue com a gravação do áudio.
Apontamentos sobre criação coletiva [MP3] 2h06m 29MB Ouvir no Spotify
As frases contidas na apresentação resumem minha experiência de 15 anos trabalhando com equipes de design:
Depois desta aula, tivemos também um seminário sobre processo de design. Pedi que cada estudante de design escolhesse um processo listado no catálogo de processos de Hugh Dubberly e gravasse um vídeo explicando-o.
Embora o processo seja fundamental para organizar a criação coletiva, eu não acho necessário seguir o processo à risca. O mais importante num processo de criação coletiva não é seguir as etapas, mas sim manter a energia da equipe no nível vibrante. Por isso, prefiro estruturar o processo de criação coletiva com espaços e materiais flexíveis que possam ser utilizados sob demanda, dependendo dos anseios manifestos pela equipe.
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