10 anos de Internet e ainda há empresas ainda não entenderam que precisam investir em presenças de qualidade na Web. Preferem investir centenas de milhares de reais em outros meios e deixar apenas algunas tostões para a Web.
Empresários míopes consideram que a Web não é um bom negócio nesse ramo, porque ninguém compra móveis pela Internet. Pode até ser, mas ninguém compra móveis pela fachada da loja também, no entanto, esses mesmos empresários investem muito mais só nas fachadas.
Se tivesse falando com um desses empresários, imagino a conversa:
- Ah, mas vendo a fachada, o cliente está a meio-passo de comprar. A fachada serve para atrair clientes.
- E o website, não teria a mesma função?
- Sim, mas é muito pouca gente que procura móveis na Internet. Nosso website recebe menos de 50 visitas todo dia.
- É porque seu website não está otimizado para buscadores. Segundo a Terespondo.com, só no mês de março, 9246 pessoas fizeram buscas incluindo a palavra chave "móveis". Você pode atrair toda essa gente se quiser.
- Ah é? E como faço isso?
- Jogue fora seu site em Flash e faça outro com bastante conteúdo.
- Mas aí o site vai ficar sem graça...
- Compense em serviços. Ofereça algo de útil para seus clientes, como por exemplo um simulador de ambientes, um guia de decoração ou um customizador de móveis.
- Nossa! Nunca tinha pensado nisso... Quando podemos começar?
- Agora mesmo e...
Deculpem, me empolguei... Óbvio que na realidade conversas como esses não são tão fáceis assim, heheheh.
Possui 90 lojas espalhadas pelo Brasil, todas com fachadas invejáveis como essa, mas apenas um website. Não é difícil acreditar que o que foi gasto nesse website equivale a menos de 10% do custo de uma dessas fachadas.
Imagine que antes de entrar na loja, você fosse obrigado a passar por um gigantesco corredor com paredes lotadas de fotos de ambientes que em nada se parecem com sua casa. Absurdo? Mas é assim no website.
Agora digamos que não houvessem atendentes disponíveis na loja (como no website) e você precisasse ir até a sessão de armários residenciais. A loja é enorme e não permite que você veja os móveis à distância. A única referência que você tem disponível são as placas no teto da loja, mas elas estão tão pequenas que é preciso um binóculo para lê-las. Absurdo? É assim no website, vide submenu.
Há alguma dúvida por onde você entraria na loja? Para mim, parace claro que a porta é o vidro do meio, inclusive pelas dicas da logomarca ao lado, o tapete e o caminho no jardim. No website, não há dicas:
Depois de tocada uma breve intro, fica aquela sensação de "e agora, o que faço, onde clico?" Para iniciar o uso do website, é preciso encontrar o botão "menu", bem pequeno no canto inferior esquerdo.
Imagine que você entra numa loja dessas querendo saber quais sãos as cores disponíveis para os projetos Bontempo e uma vendedora lhe responde prontamente: "Pois não, temos as cores Miniboreal, Soft Square, Argentado, Noce e muitas outras. Qual você escolhe?" Asssim mesmo, sem mostrar nenhum exemplo da cor aplicada a uma superfície. Absurdo? É assim no website, vide seção FAQ:
Uma loja de móveis só é aberta quando sua obra está completamente terminada, afinal de contas é exatamente disso que ela trata: mobilhar é a última etapa da construção.
Imagine que por fora a loja parece completa, mas ao adentrar em determinadas salas, você esbarra em baldes de cimento, ferramentas, tijolos. Absurdo? Algumas seções do website estão com conteúdo imcompleto, mas você só descobre isso depois que clica no botão e não acontece nada. Veja onde leva um link anunciado na primeira página (guia de profissionais):
Imagine que ao entrar na loja, você está num corredor fechado com apenas um telão no fundo mostrando imagens do último lançamento da Dellano e há 8 portas, 4 de cada lado. Cada porta tem apenas um desses símbolos pendurados:
Parece cena de vídeo-game ou então de filme de terror, não é mesmo? Absurdo, mas no website é assim.
Quando vi os ícones na navegação principal, não contive meu impulso de passar o mouse por cima para saber o que significavam. Passei o mouse em cima do primeiro e vi o rótulo "Cozinha". Gosto de ícones, mas esses realmente estão difíceis de pegar sem rótulos. Duvido que quem não trabalha fazendo ícones vai gostar de navegar desse jeito.
Agora tente você adivinhar os demais, como eu fiz.
Segue o resultado dos meus chutes (da esquerda pra direita, à partir do segundo):
Chute | Fato |
---|---|
quarto | dormitórios |
escritório | banheiros |
sala-de-estar | home-theater |
sala-de-jantar | home-office |
armários montados | sistemas dell-ano |
prateleiras | puxadores |
não sei | Sig Bergamin |
Tudo bem que posso saber o significado dos ícones passando o mouse por cima, mas sendo assim qual a vantagem de usá-los? Melhor usar somente os rótulos, então!
Apesar do problema com os ícones, até agora é o website da categoria que investiu melhor na Web. Ele tem realmente bastante conteúdo: animações interessantes, boas fotos e redação publicitária como essa:
"A cozinha é um lugar especial, com aromas e sabores diferentes. Aproxima as pessoas e proporciona momentos de prazer."
Webdesigners, temos que fazer melhor do que nos é pedido. Temos que superar as expectativas do usuário e, consequentemente, do cliente. Se o cliente não sabe como ter uma boa presença na Web (em geral eles não sabem), temos que ensinar isso pra eles. Dê exemplos. Na falta deles, mostre esse post.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 25.04.2005
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/website_e_mais_que_fachada.html