Você já viu um vocabulário controlado funcionando num sistema? O livro do urso polar explica sua utilidade para facilitar a recuperação de informações e até mostra alguns exemplos de sistemas que contam com vocabulários, mas fiquei curioso para fuçar num desses rodando. Alguns anos depois, conheci o Drupal, um gerenciador de conteúdo open-source que chama a atenção pelas ferramentas para a arquitetura da informação. Seu vocabulário controlado se estende por toda aplicação, permitindo classificar vários tipos de conteúdo (imagens, downloads, links, notícias e etc) e funcionalidades extras.
O legal desse vocabulário controlado é que ele permite relações hierárquicas entre os termos, ou seja, é possível usá-lo para gerenciar taxonomias. Para quem ainda não leu o post que explica todos esses termos complicados, a taxonomia é um tipo de classificação que pode gerar menus de navegação.
Há alguns meses atrás, gravei um screencast mostrando como foi o processo de alimentação de um vocabulário controlado que desenvolvi para o catálogo de obras de uma editora curitibana. Na ocasião, eu havia assumido a programação do projeto, achando que seria fácil implementar minhas idéias em PHP no Drupal, mas acabei desistindo. Realmente não levo jeito para programar, mas o trabalho de arquitetura da informação ficou legal. A editora contratou outros profissionais para fazer a programação, mas eles ainda não lançaram a versão final.
Vocabulário controlado na prática [AVI] 37 Mb ~ 7 minutos
Quem gostar do assunto classificação deve procurar cursos e livros na área da Ciência da Informação. No Brasil, ainda temos pouca coisa aplicada à Arquitetura da Informação, que trata do contexto de websites.
Hoje, dia 30/09, é o último dia pra votar neste blog no concurso Trama Universitário. Por enquanto, o Usabilidoido está entre os últimos, mas se todos os leitores votassem, certamente estaria lá em cima :P
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 29.09.2005
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/vocabulario_controlado_na_pratica.html