Eu não imaginava que este blog pudesse chegar a 10 anos quando comecei a escrevê-lo. Na época, os blogs eram usados para expressar sentimentos pessoais, uma espécie de diário aberto. Eu fui um dos primeiros no Brasil a lançar um blog profissional, mas eu não sabia se o formato iria durar.
Durou por um tempo, ganhou proeminência, e depois caiu em desuso. Em 2005, o Usabilidoido foi listado entre os top 10 sites de tecnologia no falecido Prêmio Ibest, junto com grandes portais como o Imasters. Em 2006, apareceu na recém criada categoria Blogs.
O blog recebia muitas visitas, em sua maioria, de pára-quedistas do Google. Otimização para buscadores ainda era uma ciência oculta, de uns poucos. Apliquei todas as técnicas que conhecia e lucrei com os links patrocinados. Consegui até comprar um carro graças a essa renda extra.
Acabei enjoando de escrever para pára-quedistas e comecei a focalizar nos temas da minha pesquisa de mestrado. Os textos foram se tornando mais acadêmicos, compridos, e profundos. Muitos leitores reclamaram disso, mas eu não tinha escolha. O blog é pra mim uma ferramenta de aprendizado. A partir daí comecei a perder a audiência ampla que tinha e passei a trabalhar mais com o nicho do design de interação, que estava criando.
Embora muitas pessoas associem meu nome com usabilidade, eu não sou pioneiro nesse assunto. Muitos já escreveram sobre o assunto antes de mim. O que eu fiz foi simplesmente tornar o assunto mais atrativo, afirmando ao invés de negar a criatividade, como é de praxe pelos gurus da usabilidade. O "doido" no nome deste blog vem justamente daí.
Mais do que usabilidade, eu acredito que este blog foi pioneiro em tratar do assunto design de interação. O primeiro post sobre foi uma reflexão do livro Design de Interação de Preece, Rogers e Sharp, em 2005. Depois vieram uns tantos outros, inclusive relacionado design de interação a banana e sexo.
No Usabilidoido, propus a criação de uma lista de discussão em português sobre o assunto (DesInterac) e a abertura de um curso de pós-graduação. Leitores que acompanhavam o blog e colegas que eu já conhecia apoiaram a iniciativa e acabamos por fundar o Instituto Faber-Ludens juntos.
O Usabilidoido foi essencial para juntar o grupo de fundadores e os alunos das primeiras turmas da pós-graduação. Apesar do reduzido número de alunos, o curso rapidamente adquiriu proeminência no cenário de tecnologia devido aos projetos de ponta.
Fui convidado a dar palestras em vários lugares do Brasil, mostrando a abordagem diferenciada que desenvolvíamos no Faber-Ludens e os projetos de alunos. Isso me tomava tanto tempo, que tive que reduzir drasticamente a frequência dos posts no Usabilidoido. A partir daí, nunca mais consegui recuperar a frequência semanal de outrora...
Hoje quando sento pra escrever um post, só me satisfaço quando produzo uma reflexão mais substancial, um texto de fôlego. Foi se o tempo em que me satisfazia com notas curtas, mais características de blog. Algumas pessoas dizem que o Usabilidoido nem é blog, mas sim um site com artigos. Eu gosto de pensar que é um blog porque me faz pressão para manter um ritmo de publicação.
Aliás, o ritmo hoje está muito lento, desde que me mudei para a Holanda afim de fazer o doutorado. Minha intenção no começo era postar com mais frequência no meu blog em inglês, porém, acabei descobrindo que a academia internacional não dá a mínima para esse tipo de publicação informal. No momento, eu preciso concentrar todas as minhas forças em publicar artigos em revistas acadêmicas de alto impacto, o que já é em si uma grande tarefa.
Eu fico um pouco frustrado com isso, pois o blog permite receber feedback rapidamente através das discussões nos comentários. Isso foi muito útil durante o mestrado, pois pude conhecer outros pesquisadores trabalhando com temas similares, como Hugo Cristo, José Pirauá e outros.
O bacana é o seguinte: apesar dos altos e baixos, o Usabilidoido continua aí. Dos blogs que começaram mais ou menos na mesma época com temas relacionados, só continuam a ser atualizados o Revolução.etc.br e o Roda e Avisa. Os blogs que estão bombando hoje em dia são o Arquitetura da Informação e o UX.Blog, lançados mais tarde. Fico satisfeito que o tema continua sendo relevante na blogosfera, porém, por outro lado sinto falta dos debates mais aprofundados de outrora.
Enfim, editar este blog é sempre um motivo de satisfação pra mim. Embora não tenha nem metade da audiência e da participação dos leitores que tinha há alguns anos atrás, pretendo continuar atualizando-o esparsamente. Agradeço a todos os leitores, principalmente os que deixam comentários e falam do blog para seus amigos. Que venham mais 10 anos!
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 19.12.2013
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/uma_decada_de_usabilidoido.html