Quando o grupo de usuários de um produto interativo está geograficamente disperso e não há recursos suficientes para trazê-los até o laboratório de usabilidade nem levar um laboratório portátil até eles, o jeito é fazer testes de usabilidade remotos.
No caso de websites, a forma mais simples de fazer um teste como esse é ligar para o usuário e pedir que ele use o website a partir do seu computador, verbalizando as dificuldades. O usuário descreve o que está vendo na tela e o facilitador do teste tenta fazer no seu PC as mesmas ações para entender melhor o que está acontecendo. O problema é que os usuários não sabem descrever bem o que estão vendo (lembre-se que eles não sabem os nomes dos widgets) e a tarefa extra de descrever desperdiça tempo que poderia estar sendo usado para usar o produto de verdade. Já tentei fazer testes assim e foi frustrante, tanto pra mim quanto pro usuário.
Para suprir essa carência do mercado, a Bolt|Peters lançou uma ferramenta para auxiliar o acompanhamento de testes de usabilidade remotos, o Ethnio. Com ele, a tela do usuário é compartilhada com o avaliador e as URLs acessadas são gravadas e cronometradas:
O que faz falta é o controle das tarefas. Durante testes de usabilidades, costumo dar algumas tarefas para o usuário cumprir, cronometro o tempo gasto e registro se o usuário acha que foi fácil ou difícil realizar essa tarefa. Posso até fazer isso pelo telefone, mas seria difícil acompanhar tudo isso ao mesmo tempo e depois sincronizar com os dados das URLs e do vídeo.
A versão beta do Ethnio é gratuita para testes. Se você quiser testar, vou dar o caminho das pedras, porque sofri para chegar lá. A usabilidade desse software de teste de usabilidade é precária!
Tenho certeza que a Bolt|Peters vai melhor muito o Ethnio. É bem provável que quando ele estiver bem usável, a versão gratuita deixe de existir, por isso, aproveite enquanto é tempo.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 26.01.2006
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/teste_de_usabilidade_remoto.html