Como prometido na entrevista para o Tableless, estou preparando uma nova versão deste blog para 2005 e a primeira coisa que fiz foi verificar se as subcategorias do Movable Type permitiriam a expansão que pretendo fazer. Além de integrar meu portifólio no gerenciador, vou poder separar os artigos, pesquisas acadêmicas, entrevistas e etc. Parece que vai funcionar bem, já adicionei alguns tipos novos.
Esse Movable Type tá ficando um gerenciador de conteúdo poderosíssimo. Tô até cogitando usá-lo em projetos comerciais.
Porém, só depois de ter montado o diagrama de navegação para o novo Usabilidoido (totalizando 25 seções) é que me dei conta de que teria que criar ícones para as novas ou então deixar de lado os ícones atuais. Para mim, nesse tamanho diminuto eles dão um charme a mais sem poluir a página. E vocês, o que acham?
Sim, quero ouvir a opinião de vocês para a nova versão! Acho que não terei a oportunidade de fazer testes de usabilidade formais, até porque só conheço pessoalmente um punhado de leitores. A esmagadora maioria está espalhada por todos as demais cidades desse país.
Depois de elaborar os ícones usando o processo aqui descrito, senti uma vontade enorme de testá-los antes de entrarem no ar. Com certeza alguns deles não farão o mesmo sentido para vocês do que fizeram para mim. Já havia lido alguns textos comentando que os testes de ícones são bem simples, basta apresentá-lo ao usuário sem rótulo e perguntar o que significa ou então apresentar o ícone com rótulo e perguntar se faz sentido. Ainda não testei nenhuma das duas abordagens, mas minha intuição me diz que não vão funcionar muito bem. Acredito que na primeira hipótese, as possibilidades de significado vão gerar resultados muito diferentes e, na segunda, os usuários só identificarão os erros graves.
A significação de um ícone depende muito do seu contexto. Dificilmente o usuário pousará mais que alguns décimos de segundo a mais sobre o ícone para entendê-lo caso não tenha significado instantâneo, isso se ele parar para vê-lo. Parto do princípio que meus ícones serão escaneados, juntamente com as opções do menu correspondentes.
Isso signfica que testar o ícone isolado, impresso numa folha de papel e sem os distrativos visuais que são característicos do contexto em que são usados no monitor, é por demais arriscado.
Em primeiro lugar, tive a idéia de usar a técnica de card-sorting para testar os ícones. O usuário receberia cartões cada um com um ícone e deveria relacionar com outros cartões contendo os rótulos pretendidos e também alguns "não pretendidos". Mas como já expliquei, estou longe de meus leitores.
Minha saída teria que ser online. Imediatamente transpus o "icon-sorting" para uma aplicação: arrastar e soltar o ícone para o rótulo correspondente ou vice-versa. Parece bem divertido, mas logo me dei conta que ainda assim estaria muito longe do contexto em que serão vistos. Num teste como esse, o usuário dedicado poderia passar longo tempo avaliando as possibilidades, trocando as combinações até formar um grupo o mais lógico possível. No contexto real, nenhuma dessas possibilidades estará disponível. Realizando o teste dessa forma, provavelmente as combinações seriam iguais às minhas, mas não quero vitória fácil.
Cheguei à conclusão de que a melhor alternativa seria apresentar ao usuário um ícone de cada vez e ele escolheria o mais adequado dentre todo os rótulos. Para que não fosse escolhendo por eliminatória, o que impediria ambiguidades (ex: o mesmo rótulo para ícones diferentes), fiz a posição do rótulo ser randômica. Para incentivar ainda mais o escaneamento, adicionei uma contagem regressiva de 10 segundos. Sei que a pressão pode gerar erros, mas é exatamente isso que quero.
Pesquisa encerrada. Veja os resultados.
Pesquisa encerrada. Veja os resultados.
Se sentiu como uma cobaia? Então aplique o mesmo teste com os usuários de suas interfaces. Os códigos-fontes estão aí. Se algum programador esforçado quiser transformar isso numa aplicação dinâmica, super fácil de configurar, tenho certeza de que os demais leitores acharão de extrema utilidade.
Icon-sorting [ZIP - 280Kb]
PS: Antes que perguntem porque estou trabalhando no Natal, adianto que gostei tanto da idéia que não pude descansar até terminar.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 25.12.2004
Veja os comentários neste endereço:
http://www.usabilidoido.com.br/teste_de_icones_iconsorting_online.html