No novo site da Fiat, eu me pergunto, do que esta mulher está rindo? Será que ela está rindo dos carros que ficam girando a mil por hora no fundo enquanto eu passo o mouse por cima dos nomes dos carros em fonte minúscula e sem contraste quando o carro está passando por trás. Não, não, ela deve estar rindo do movimento de rotação horizontal dos carros que compete com o movimento vertical do mouse ao selecionar uma opção.
Ah, já sei! Ela deve estar rindo do fato de que eu tive que trocar de navegador porque a Fiat não considera o Opera 8 um navegador moderno. Pior, depois disso, ainda tive que passar por mais duas páginas pra selecionar o estado e a cidade onde moro. Tudo para ver uma homepage que nada tem a ver com a região onde moro. Era melhor fazer essa pergunta somente quando o usuário vai entrar numa seção com preços, o principal afetado pela diferença entre regiões.
A foto da modelo está ruim porque não está visualmente conectada com nada. O olhar de uma pessoa numa foto em geral causa o impulso de procurar o que essa pessoa está olhando. É a mesma curiosidade que nos faz olhar pro alto quando estamos passando na rua e alguém está olhando pra cima. É instintivo. No site da Fiat, entretanto, essa é apenas uma das fotos que aparecem naquele lugar. Cada vez que atualiza o site ela muda e as outras são melhores.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 28.06.2005
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/ta_rindo_do_que.html