Superando a concorrência

Quase sempre, nossos clientes querem somente igualar a concorrência. Se for melhor tudo bem, mas não pode ser diferente demais. O Evandro Temperini (que tá sempre comentando por aqui) escreveu um artigo inspirado de como lidar com essa situação, que é super-comum em mercados marginais. Isso não é necessariamente ruim, se o atendimento souber lidar com a vaidade do cliente. Quem é que não quer se gabar de ter o melhor site do ramo?

Aqui na agência, sempre que fazemos uma proposta, começamos fazendo uma pequena pesquisa para ver o que se está fazendo por aí. Abro o Google e digito as palavras-chave do negócio. Raramente encontro bons trabalhos. Dou uma olhada se tem algo parecido nos vencedores do Ibest (na falta de uma referência melhor). Se não encontro nada nacional, parto pros exemplos gringos. CWD.dk e Nolimitmedia são minhas melhores referências no aspecto de design porque tem mais exemplos comerciais e menos portfólios experimentais (que não são muito úteis nessa fase). Claro, se eu já tiver passado por bom website do ramo, tenho um link guardadinho já para esse tipo de referência. Por isso galerias como CSS Vault estão sempre me deixando atualizado sobre o que de melhor se faz por aí.

Depois que fechar o negócio com o cliente, é bom perguntar se ele já viu websites dos seus concorrentes e dar uma olhada nas urls. Aí já dá pra especificar no briefing qual é o posicionamento do cliente com relação à concorrência, se quer que seja similar ou não. Se ele for do tipo empresário pra frente, vai ter uma boa lista de links que vão ajudar e muito o nosso trabalho.

Aliás, isso foi algo que eu esqueci de fazer no último job aqui da agência (e que eu citei no último post sobre briefing) e que acabou resultando em perda de tempo tentando adivinhar o que o cliente queria. Até escrevi um post no começo desse projeto, relatando minha dificuldade em conciliar um "design colorido que enchesse o olho e fosse ao mesmo tempo simples". Numa segunda reunião, descobrimos que o cliente não queria nada disso, ele queria apenas algo parecido com a concorrência.

Ok, saí dessa reunião com duas tarefas: simplificar aquele layout coloridão e criar correndo um splash "site em construção". Fiz o splash em uma hora, bem simples mesmo. Depois de mais alguns dias de trabalho, apresentei a versão simplificada daquele outro layout e me espantei com o cliente que disse que preferia aquele splash. Pois bem, refiz o site todo naquela linha (só funciona no IE) em dois dias. Se tivéssemos sacado isso no começo do job, teríamos economizado umas três semanas de trabalho, pelo menos.

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 17.05.2004

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/superando_a_concorrencia.html