Sexo, a interação original

Prosseguindo minhas divagações sobre as lições da natureza em design de interação, vamos explorar a mais fabulosa das interações: o sexo. Através do seu entendimento, podemos criar aplicações sociais (ex: Orkut, ICQ, Flickr) mais propícias para relacionamentos afetivos, por exemplo.

Segundo o livro Sexo e a Origem da Morte, Através do sexo, dois organismos combinam seus códigos genéticos para formar novos organismos, possivelmente mais adaptados ao ambiente. Essas transformações na espécie são essenciais para sua perpetuação, pois as condições do ambiente também estão sempre mudando. Uma vez desenvolvido, o corpo de um animal não pode mudar muito, portanto, é preciso que ele dê lugar a um outro corpo mais adaptado. Sexo é sinônimo de vida e, ao mesmo tempo, de morte.

Se você pensa que isso não vale para os seres-humanos, basta observar como a maioria das pessoas idosas já não se adaptam tão bem à sociedade como quando eram jovens. As maiores dificuldades não são físicas, mas sim sócio-culturais. Mesmo que o corpo não envelhecesse, ainda assim seria preciso dar lugar aos jovens porque os costumes e crenças dos idosos não seriam os mesmos da sociedade em que vivem e estão tão arraigados que não podem ser mudados. Não se pode escapar das leis da natureza.

Se o sexo é tão importante para a perpetuação da espécie, é preciso que haja um grande incentivo para que ele aconteça, daí vem o desejo sexual. Quando o corpo (e a mente) se encontram numa situação que julga propícia para o sexo, certos estímulos externos podem fazer surgir o desejo.

Os biólogos dizem que a beleza que nos atrai em potenciais parceiros é um indício de que aquele corpo está bem adaptado ao ambiente, ou seja, possui um código genético "interessante". Eu acredito que existam muitos outros fatores de atração, inclusive de ordem espiritual, mas para não complicar, adicionemos o fator normas de interação social. Você não pode chegar para um potencial parceiro e dizer: "Você parece ter um DNA interessante... quer cruzar com o meu?" Se o parceiro for um homem, pode até achar uma cantada inteligente, mas uma mulher provavelmente ficará ofendida com tanta objetividade e perderá a atração pelo galanteador.

É daí que surge nossa primeira lição relevante para o design de interação:

Inclua subjetividade na interface de interação social

Se você não sabe o que é subjetividade, não serei eu quem vai explicar; tenho medo de ser objetivo demais na definição. Procure alguns livros de psicologia, ou melhor, literatura. Mas, para não ficar discurso vazio, mostrarei dois exemplos. Como já havia comentado anteriormente, o Gazzag copiou quase tudo do Orkut, menos a subjetividade. Veja como se preenche a informação de onde a pessoa mora em seu perfil:

Gazzag

Orkut

A equipe do Gazzag fez assim provavelmente para simplificar o funcionamento do sistema, considerando que isso não era importante. Se eu fosse um "baladeiro de plantão", eu consideraria isso importante. Aliás, dos meus amigos, os que poderiam ter assinalado essa opção no Orkut não estão usando o Gazzag. Claro que não é só por causa disso, mas a falta de subjetividade pode ser um bom motivo porque eles e os amigos deles não trocam o Gazzag pelo Orkut, mesmo funcionando mais rápido e com menos bugs.

Sem subjetividade, a interface não estimula a imaginação das pessoas, tão necessária para tornar um ambiente interessante. O lugar onde as pessoas se encontram pode ser horrível, mas, com um pouco de imaginação, pode se tornar um paraíso.

A subjetividade talvez seja uma das características que mais nos diferencie dos animais. Enquanto os animais exalam odores, dançam frenéticamente, piscam luzes e guincham, os seres-humanos costumam dar sinais bem mais ambíguos e discretos de disponibilidade sexual. Mesmo após anos de convivência, os casais não sabem quando o cônjuge quer mesmo ou se está correspondendo só para não frustrar o outro. Para ter certeza, fazem brincadeiras, trocam gracejos, olhares e por aí vai.

Segunda lição:

Permita que as pessoas exibam sinais de estado pessoal

Um dos grandes problemas das aplicações sociais é que elas não permitem exibir esses sinais. Se saio de férias ou faço uma viagem longa, não há como deixar um aviso grande no Orkut que não poderei responder aos recados deixados no meu scrapbook. Se ao menos a pessoa que deixa o recado pudesse confirmar se ele foi lido (assim como alguns sistemas de email permitem), já diminuiria a possibilidade de haver alguma frustração.

Emoticons do MSN

Nos mensageiros instantâneos, dá pra saber quando a outra pessoa está online, ocupada ou deu uma saidinha, porém, não há como expressar fluidamente o estado emocional. O MSN permite vídeo-conferência através da webcam, mas é impossível o olho-no-olho, tão eficaz para transmitir estados emocionais. Algumas pessoas costumam mudar constantemente a foto do perfil no MSN com esse objetivo, mas não é muito prático. Os emoticons funcionam bem para esse objetivo, mas estão atrelados a um momento específico, ou seja, não indicam o estado de humor em que a pessoa está naquele dia. Além disso, não dá pra saber o humor da pessoa antes de começar a conversar com ela. Acho que seria legal ter ícones para indicar o humor atual (alegre, chateado, nervoso, etc), assim como os de status de conexão.

Na hora de expressar emoções, é muito importante que o foco da pessoa não seja desviado. Devido à experiências frustrantes no passado, as pessoas costumam desligar os telefones próximos antes da relação sexual. Ideal mesmo seria não precisar se preocupar com isso.

Não interrompa o fluxo emocional

Quando comecei a usar o Orkut, cheguei a ficar meio viciado, mas tão logo começaram a aparecer os Bad Donuts, eu parei de usar. Ficava muito nervoso quando estava tentando fazer algo interessante e era impedido.

As interrupções (e a constante possibilidade de interrupção) é uma das maiores causas de frustração no uso do computador. Seja no tempo de carregamento de uma página da Web ou na mensagem de que seu sistema operacional foi atualizado, sua atenção sobre a tarefa que está sendo realizada é desviada. Durante a espera pelo carregamento da página você perde tempo, mas no caso da atualização do sistema, você perde concentração. Se não estamos completamente concentrados ao expressar uma emoção, ela não parece tão autêntica para outras pessoas.

Apesar do MSN permitir expressar melhor emoções, ele costuma me incomodar com suas interrupções constantes. Antigamente, bastava que alguém na minha lista ficasse online, que já pulava uma janelinha e tocava um som avisando disso. Na versão 7, ele só mostra a janelinha quando você recebe uma mensagem.

Janela de chegada de mensagem no MSN

É um dilema: se o mensageiro não avisar quando você receber uma mensagem, você pode não responder e passar por mal-educado. Se ele avisar, pode te interromper num momento em que você não gostaria de ser interrompido.

Interrupções do Gtalk

A janelinha do Gtalk é mais discreta e exibe o conteúdo completo da mensagem, permitindo que você não precise nem abrir a janela da conversa para ler.

Porém, o que mais me chama a atenção não é a janelinha do mensageiro e sim a janela na barra de tarefas do sistema operacional. O contraste laranja sobre o azul é muito forte e ainda fica piscando. O problema disso é que minha atenção é direcionada para lá e não para a janelinha.

Esse é um dos principais motivos pelo qual eu uso o Miranda ao invés do Gtalk, MSN e ICQ. Ele avisa que tem nova mensagem mudando o ícone na barra de tarefas.

Tudo bem que às vezes eu nem percebo que o ícone está lá, mas isso só acontece quando estou muito concentrado em alguma outra tarefa. Na minha opinião, resolveram o dilema. O aviso só é percebido quando deve ser.

Essa lição também implica em focar a interface na tarefa. Na tela de envio de cartões eletrônicos do Emotioncard, as mensagens ao lado do cartão não são necessárias para a realização da tarefa, servindo apenas para desviar o usuário de seu objetivo. Ocarteiro.com é bem mais focado e de rápido acesso.

Outro ponto importante para o sexo e para as aplicações sociais é a distinção do que é público do que é privado. Relações sexuais em público são consideradas atentado ao pudor pelas nossas leis atuais.

Permita que as atividades sejam públicas ou privadas

Em geral , as pessoas não pensam se uma mensagem deve ser pública ou privada antes de concebê-la. Já me peguei escrevendo scraps (recados) no Orkut que deveriam ter sido enviados por email, já que eram íntimos demais para serem vistos por qualquer um. O Orkut bem que poderia me ajudar nessa hora e oferecer um botão extra para enviar o scrap como mensagem privada. Isso pelo menos conscientizaria mais as pessoas de que o que as mensagens dos recados podem ser lidas por absolutamente qualquer pessoa, seja ela amiga ou não. Já vi gente deixar horário e local de encontros, informação valiosa para um sequestrador...

No Flickr, o controle do que é público e privado é muito mais explícito. Quando adiciono uma foto, ele me pergunta se quero deixar minhas fotos disponíveis apenas para amigos e familiares, por exemplo.

Configuração privado/público da foto no Flickr

No Delicious, gostaria de ter também uma opção para adicionar alguns links como privados. Se eu adicionasse a etiqueta "pessoal", ele não exibiria os links para outros usuários.

O modo como uma pessoa lida com o que deve ser público e o que deve ser privado é definido por sua personalidade. Exibicionistas (os chamados sem-vergonha) gostam de trocar carícias eróticas na frente de outras pessoas. Pessoas mais recatadas ficam horrorizadas com isso. De qualquer forma, ambos querem que os demais saibam qual é a posição deles sobre a dimensão pública/privada.

Se uma pessoa sabe que seu parceiro é tímido, não vai colocá-lo em situação de exposição pública desnecessária, senão poderá prejudicar o relacionamento. Conhecer (e aceitar) a nossa personalidade e a das pessoas que estão ao nosso redor é a chave para o sucesso na interação social (especialmente no sexo), por isso, é essencial que a aplicação social...

Permita que as pessoas demonstrem sua personalidade através de suas escolhas

Numa pesquisa que fiz para o fotolog Flogão, fiquei impressionado como a personalização do fotolog era importante para seus usuários. Os usuários podem escolher fontes, cores e imagens para decorar o template do seu fotolog:

Flogão de uma patricinha

Se no Flickr, o mais comum é encontrar pessoas mostrando fotos, no Flogão é mais comum encontrar fotos mostrando pessoas. As pessoas usam o Flogão principalmente para fazer novos amigos e julgam se a pessoa é interessante pelas fotos e cores que ela coloca no fotolog. A interação social é diferente do Orkut porque enfatiza a aparência e não a essência, mas o objetivo é o mesmo: auto-afirmação. Eis um trecho de entrevista que a Revista de Webdesign fez comigo sobre Web 2.0 para a edição deste mês (a qual ainda não puder ler):

Numa comunidade virtual, as pessoas podem construir seu alter-ego e vê-lo crescer pouco-a-pouco, seja em número de amigos, figurinhas de comunidades, fãs, posts, coraçõezinhos, gelinhos e etc. É como num RPG, onde você pode escolher todas as características do seu personagem e mostrar aos outros e dizer: "olha que legal quem eu sou e os pontos que ganhei".

Sem conhecer a personalidade do parceiro é muito difícil chegar ao ponto alto numa relação. O climax máximo acontece quando as duas pessoas estão em completa integração, quase formando um só corpo. Nesse momento, ambos sentem prazer imenso, indescritível, mas logo a união termina. Se alguma coisa sair errado nesse derradeiro momento, há grandes chances de frustração.

Não é apenas o sexo que precisa...

Proporcionar um bom momento de climax na interação

Dos tipos de produtos interativos, talvez o que mais precise de momentos de climax seja o game. Passar de nível, vencer um chefão, vencer um amigo ou resolver o quebra-cabeça pode proporcionar prazer suficiente para o jogador ficar horas tentando alcançar. Até hoje, não consigo me esquecer dos momentos em que vencia amigos no Mortal Kombat 2 e conseguia realizar um fatality, o ritual de assassinato hediondo. A motivação não é a violência gratuita, mas sim a auto-superação e humilhação do adversário.

Fatality no Mortal Kombat

Sempre fui contra a violência, mas paradoxalmente quando adolescente, eu gostava de jogar esse tipo de jogo. Além da diversão proporcionada pela competição, o game me atraia pela oportunidade de descarregar a raiva sem ter consequências desagradáveis. Dentre os elementos motivadores para jogar identificados pela Xeodesign, o que me atraia mais eram os "estados alterados" de consciência. Esse era o climax.

É uma pena que o Orkut não tenha algo assim... Estou falando do climax, não da violência!

Talvez a situação que mais possa estimular emoções seja quando você descobre que a pessoa que você está paquerando está paquerando você também. Quando você e uma outra pessoa estão interessados em namoro, o Orkut permite adicionar essa pessoa numa lista de paqueras.

Adicionar à lista de paqueras no orkut

O problema é que o Orkut não explica o que acontece depois de clicar em adicionar paquera. Você não sabe se a pessoa vai saber que foi adicionada, o que poderia causar uma situação desconfortável demais (leve em consideração que se a pessoa precisa do Orkut para paquerar, é porque deve ser bem tímida). Na verdade, a pessoa só vai saber que foi paquerada se fizer exatamente a mesma coisa. Nesse momento, o Orkut envia a seguinte mensagem para as duas pessoas:

Olá, Frederick,

Está um clima de paquera entre você e Armelinda Pegadora!

Para ver o perfil de Armelinda Pegadora, clique em: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=3844827304996040502

Respire fundo e pense nisto...

O orkut revelou um sentimento mútuo e mostrou as flechadas do Cupido. Mas, apesar de ajudarmos a descobrir esse amor, seu rumo será determinado pelos seus corações.

Contate esta paquera no orkut. http://www.orkut.com

Se sabem que meu humor é seco/sarcástico - pateta/palhaço porque me mandam uma mensagem como essa? A cafonice da mensagem quebrou todo o clima com a Armelinda; tive que desistir da paquera. Se o Orkut tem um perfil tão completo sobre minha personalidade, porque não usa isso a seu favor? Como disse antes, se algo sair errado na hora do climax, está tudo perdido...

Outros que perdem a oportunidade de proporcionar um bom climax são o Flogão e o Flickr. A equipe do Flogão escolhe toda semana, alguns fotologs em destaque e coloca-os na home, porém quando você entra neles não há nenhuma espécie de selo ou indicação de que aquele é um fotolog premiado. Analogamente, o Flickr tem a seção Interestingness, que premia automaticamente as fotos mais populares, mas também não mostra nada no fotolog premiado. Tudo bem que o aumento do número de acessos e comentários indica ao dono do fotolog que alguma coisa estranha está acontecendo, mas seria muito gratificante contar com um selo de qualidade. Lembra do fator auto-afirmação?

Discussão

Poderíamos ficar aqui eternamente encontrando paralelos entre sexo e aplicações sociais, mas acho que está de bom tamanho para iniciar uma discussão. Mulheres, por favor, deixem sua visão feminina (provavelmente diferente da minha) sobre o assunto.

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 02.01.2006

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/sexo_a_interacao_original.html