Dei muita risada na leitura do Content Management Bible quando o autor comparou a consulta às cartas do tarô à avaliação heurística de usabilidade. Com certeza essa é a maneira mais divertida de ensinar o que significa esse palavrão. Pois muito bem, uma heurística é um enunciado onde se procura sintetizar um problema de usabilidade. Um conjunto de heurísticas tal como as 10 famosas de Jakob Nielsen, visam cercar todos os problemas de uma interface genérica. Elas podem também ser específicas para um tipo de interface, como as da Claudia Dias.
As cartas de tarô também são heurísticas porque contém um conhecimento altamente sintetizado sobre as situações mais comuns da vida humana e ajudam a enxergar falhas que passaram desapercebidas. Primeiro, você faz uma pergunta, aí vira as cartas na mesa. Agora cabe a você interpretar os símbolos. Elas não dão a resposta, mas dão dicas.
Ok, você leu essas tais de heurísticas e achou um saco, parecem os 10 mandamentos do Antigo Testamento. Cá entre nós, assim como esses mandamentos, as heurísticas também podem ser quebradas, já que a carne é fraca. Do contrário, a vida seria muito chata... Porém, não dá pra exagerar né? Quanto mais certo fazemos a coisa, há menos espaço para outras pessoas criticarem nosso trabalho e isso é pra lá de bom.
As heurísticas não precisam necessariamente estarem sobre um papel. Na verdade, a idéia é que cada um desenvolva as suas próprias heurísticas, como fez o Alexandre da Usability. A lembrança constante delas permite manter o foco na usabilidade durante todo o projeto a custo zero.
Entretanto, dificilmente percebemos erros em nossos próprios trabalhos. Por isso, é interessante pedir a avaliação de um colega baseada numa lista de heurísticas. Ele deve te entregar um pequeno relatório, associando todos os problemas encontrados com uma heurística. Se tiver um problema que não tenha a ver com nenhuma heurística, é sinal que você vai precisar criar uma nova heurística. E assim você vai evoluindo suas heurísticas.
Você pode também contratar um especialista no assunto para fazer uma avaliação. É um modo barato de encontrar a maior parte das situações de baixa usabilidade nas interfaces e aprender como detectá-las de ante-mão. Só contratar o cara e em algumas horas ele já te entrega o relatório com os problemas encontrados e as sugestões de como resolvê-los.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 25.04.2004
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