Retorno do Investimento em Design

Está rolando uma discussão na WDDesign sobre o que é ROI. Colei um trecho do meu livro que fala sobre e acho que vocês vão gostar também:

Você sabe o quanto vale o seu trabalho? Vale mais ou menos a metade daquilo que seu cliente vai ganhar com ele a curto prazo. Se o lucro almejado pelo cliente é grande, então o orçamento pro design deve ser grande, oras. No Brasil, é comum fazer das tripas coração no desenvolvimento de websites com os orçamentos apertados e os prazos curtos, mas é difícil alguém saber o quanto o cliente está lucrando com isso. Por isso, é interessante tanto para a equipe que desenvolve o projeto quanto para o cliente, calcular o Retorno do Investimento (ROI - Return On Investment).

Ele apresenta uma estimativa clara dos lucros que o projeto trará. O retorno pode ser corte nos custos, maior participação no mercado (market-share), conscientização da marca (branding awareness), aumento direto nas vendas (no caso de e-commerces), influência na compras, etc. Basta sentar com o cliente e definir o que ele espera receber em troca e o que o projeto pode conseguir. Tudo isso deve ser muito bem documentado já que, se o ROI for alcançado, ele servira como excelente argumento de venda dos serviços futuros de design.

Por falar nisso, não adianta calcular antes e não verificar qual foi o ROI concreto depois da execução do projeto. O cliente fornecerá os dados facilmente se ele estiver empolgado com o resultado. Do contrário, pode ficar a cargo da equipe do design checar isso. Vale à pena não só pelo valor comercial que esses dados tem, mas também pela gratificação ao designer responsável. Faz bem para sua auto-estima.

Um projeto de design centrado no usuário, como este que estou propondo neste capítulo, pode ser apresentado ao cliente resultando nas seguintes vantagens:

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 21.07.2004

Veja os coment?rios neste endere?o:
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