Resultado da segunda pesquisa com leitores

Obrigado a todos os 97 leitores que responderam a pesquisa sobre perfil de interesses. Vocês me disponibilizaram informações valiosas para tomar decisões cruciais ao longo deste novo ano.

Apesar de observar atentamente as estatísticas de acesso do site, não dava pra dizer com exatidão que assuntos eram mais importantes para meus leitores. Logs de acesso indicam mais a proeminência de determinados posts, especialmente os polêmicos e os bem posicionados no Google.

Além de saber sobre o que devo escrever mais, agora sei em que tipo de cursos vocês estão interessados. Estou preparando um curso presencial para ser lançado em breve e um livro supimpa para daqui há alguns meses.

Dados da pesquisa

Amostragem: 97 = 5% dos 800 leitores estimados
Período: de 11/01 a 16/01

Perfil de interesses

Interesses por assunto

Fiquei bastante surpreso com a alta procura por design gráfico. Na pesquisa anterior, estética e estilo ficaram atrás de Usabilidade e Arquitetura da Informação. Também pensei que haveria mais interesse por vocabulário controlado, o verdadeiro cerne da Arquitetura da Informação, mas pelo visto, o foco dos arquitetos da informação que lêem este blog é mais planejamento de projetos e criação de wireframes.

Pelo interesse bem distribuído (nenhum assunto teve menos de 40% de procura), posso reforçar minha suposição de que o profissional brasileiro tem que lidar com desafios de diferentes áreas ao mesmo tempo. O cara tem que não só ter noção dos assuntos citados, como também ser capazes de lidar com eles se for necessário. Ainda não chegamos ao estágio de especialização que falei anteriormente.

Hábito de leitura

Infelizmente, 47% dos leitores não tem o costume de ler livros sobre esses assuntos. A média ficou em 1 livro a cada 6 meses. Deve ser por isso que as editoras brasileiras publicam tão pouco sobre o assunto...

Cursos

Em 1 ano, a procura por cursos e a capacidade para custeá-los cresceu, compare:

  2005 2006
estou procurando por cursos 40% 26%
estou procurando cursos, mas dependo de patrocínio 12% 43%
12% 12%
37% 17%
empresa custearia gastos 16% 21%
empresa dá toda a força, menos grana 44% 41%
empresa não entende a importância do assunto 37% 31%
me consideram um zero a esquerda 2% 5%

A mudança mais importante a meu ver, é a conscientização do profissional de que ler na Web não é suficiente.

Estou perguntando de novo sobre o interesse por cursos porque obviamente estou maquinando um na cabeça. Ano passado não deslanchou o curso online, mas comecei a dar aulas de Direção de Arte da ENG. Eles gostaram das aulas e me pediram para montar um workshop avançado sobre um assunto que eu julge importante, tanto em São Paulo quanto em Curitiba. Tentarei incluir os assuntos que vocês se interessam mais.

Formato do curso preferidos:

Online 57%
1 dia 25%
2 dias 10%
3 dias 6 %

Sobre este blog

Não esperava que 85% dos leitores gostassem dos vídeos, a grande novidade desde o lançamento dos podcasts, que já haviam sido bem recebidos na última pesquisa (53%). Ainda acho que consumir áudio e vídeo no PC é chato à beça, mas quando o assunto é interessante, vale à pena, pois é possível transmitir conhecimento mais efetivamente por esses canais. Farei o possível para intensificá-los. Pretendo fazer entrevistas por Skype como faz o Ricardo Almeida no excelente podcast do e-Mba.

Fiquei aliviado em saber que o design deste blog versão Seurat é melhor do que o da versão Mondrian para a maioria dos leitores.

  Navegação Estética Legibilidade
Melhorou 64% 54% 63%
Piorou 21% 31% 23%

Alguns leitores não responderam essa pergunta porque não liam o blog na era Mondrian (há mais de 6 meses atrás). Vou contar só pra eles a minha versão da história do design Seurat atual:

No começo de 2005, durante uma pesquisa com usuários tive uma idéia doida de como descobrir o que os usuários esperam do design gráfico de um site.

Deu tão certo que quiz desenvolver a técnica num método prático: nascia o Perfil Semiótico. Usei como laboratório o próprio Usabilidoido e os leitores foram minhas cobaias. Descobri que os leitores, em sua maioria designers, esperavam do Usabilidoido um fino balanço entre forma e função, coisa que eu não estava capacitado a fazer, já que minha especialidade é a função. Fiz mesmo assim.

Lancei o novo design baseado nas pesquisas, mas a reação imediata da maioria dos leitores foi negativa. Teve até gente fazendo pouco da minha capacidade. Eu sabia que haveria resistência inicial à mudança, que foi muito drástica, mas não tanto. Fiz muitos ajustes de acordo com os comentários dos leitores, mas não havia mais tempo disponível para um redesign completo. Disse para mim mesmo: "depois de um tempo, eles se acostumam" e foi o que aconteceu.

O redesign e as dicas de Bruno Torres conseguiram aumentar 5 vezes a receita dos anúncios do Google. Tá aí um bom exemplo de Retorno do Investimento em Design.

Apesar de 54% dos leitores acharem que a estética do site melhorou, alguns usuários comentaram nas sugestões da pesquisa que o ciano e o azul estavam ou deixando eles irritados ou com sono. Seria interessante pesquisar o porquê dessas percepções tão exageradas, mas antes disso resolvi remover completamente o ciano do site.

Além da mudança de cor, fiz várias outras pequenas alterações em função das sugestões, que estavam muito boas no geral. Espero que tenha melhorado. Continuo aberto a críticas e sugestões.

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 17.01.2006

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/resultado_da_segunda_pesquisa_com_leitores.html