Resultado da pesquisa com nossos leitores

Como prometido, lá vai os resultado da pesquisa e o que pretendo fazer em relação. Vocês cumpriram seu papel direitinho, recebi muitas sugestões e, principalmente, críticas. Aliás, estou muito feliz por isso. Como é bom ter leitores críticos! Sem a crítica, não há reflexão e sem isso, não há evolução.

O resultado da pesquisa foi uma surra no meu ego, mas era esse o objetivo. Tive a confirmação óbvia (e difícil de admitir) de que vocês são diferentes de mim! Aliás, esse é o primeiro sintoma do designer que acorda para a importância da usabilidade. O segundo é auto-flagelação e o terceiro é ligar para um consultor de usabilidade porque a ferida dóis demais para mexer sozinho.

O resultado da pesquisa vai ter influência direta sobre o re-design do Usabilidoido. Alguns problemas talvez não possam ser corrigidos pela minha própria incapacidade e falta de tempo. Mas, nunca os esquecerei e, quando puder, eliminarei-os sem dó nem piedade.

Dados da pesquisa

Amostragem: 50 = 10% dos 500 leitores estimados
Período: de 14/01 a 17/01

Perfil dos leitores

Distribuição dos leitores por estado (infográfico interativo)

Tempo de estudo e assuntos preferidos (infográfico)

Devido à falta de colegas de trabalho qualificados na área, 40% dos leitores estão em busca de cursos, enquanto que 37% julga que só ler na Web já é suficiente. Apenas 24% não tem condições para investir nisso por conta própria.

Se investissem em cursos, 44% teriam apoio moral no trabalho e apenas 16% seriam custeados. 37% afirmam que não há apoio porque os empresários não entendem a importância do assunto. Isso significa que precisamos de mais evangelização, pessoal. Todo profissional tem que saber vender bem seu trabalho e cursos fornecem bons argumentos. Recomendo que mesmo aqueles que não têm apoio que façam cursos mesmo assim. Já passei por desconto no salário para me ausentar prum congresso e como valeu à pena.

Confirmando que essa é uma área multi-disciplinar, temos profissionais de diversas áreas lendo:

Design de interfaces 37 %
Programação 26 %
Webmastering 21 %
Marketing, Redação e criação publicitária 9 %
Outra... 5 %
Análise de sistemas 2 %

Entretanto, boa parte dos profissionais (37 %) precisam atuar frequentemente fora de sua área de especialidade, configurando o que chamamos de web-faz-tudo, aquele cara que corta foto no Photoshop ao mesmo tempo em que estrutura um banco de dados. Estes sãos os que mais precisam estudar, já que a experiência do dia-a-dia não oferece oportunidade de especialização. Temos ainda 23% de freelancers e 5% de estagiários, que também estão sujeitos à essa situação.

Dos profissionais estabelecidos 18 % são júnior e sênior, meio a meio. 7% são diretores e 9% sócios. Ninguém assume que é funcionário público.

Agora vem uma resposta que me surprendeu. A maioria dos leitores (63%) costuma ler artigos em inglês. O que estão fazendo no meu blog, se lá fora tem blogs melhores sobre estes assuntos?

Opinião dos leitores

A maioria (56 %) acha que os títulos são descritivos e o resto diz que só descrevo bem às vezes o conteúdo dos posts. Uma solução seria aumentar o número de caracteres dos títulos, porém isso aumentaria também a Url dos posts para tamanhos impraticáveis. Gosto muito de Urls amigáveis:

http://www.usabilidoido.com.br/vamos_melhorar_o_usabilidoido.html

79 % dos leitores afirmam que escrevo quase sempre em tom de verdade absoluta. Difícil de reconhecer, mas vocês tem razão. Agora, será mesmo que isso é ruim? Acho tão chato aqueles textos acadêmicos que fazem rodeios para deixar em aberto: "talvez isso", "talvez aquilo". O que vocês preferem: ler um Jakob Nielsen curto e grosso ou ler um Donald Norman cheio de dependes? Gosto mais do segundo, mas pra escrever é mais fácil o primeiro, hehehe.

Estou preocupado com os ícones. 34 % acham que eles só estão poluindo. Também tenho essa impressão, mas não vou retirá-los na próxima versão. Tentarei dar um respiro maior em volta deles e quem sabe, suavizá-los mais. Vocês já viram que estou bem preocupado com isso.

Quando lancei o layout atual, a caixa de registro da newsletter estava logo abaixo da listagem dos últimos posts, em evidência. Porém, recebi diversos cadastros que na verdade eram buscas. Mesmo tirando os detalhes engraçadinhos, ainda continuaram vindo os cadastros-buscas. Joguei lá pra baixo e parou um pouco, mas continua. Deve ser por isso que 69 % dos leitores nem sabia que temos uma newsletter. Agora, estou convencido de que o problema não é com a caixa da newsletter e sim com a de busca, que não está sendo encontrada de cara. Darei uma área de respiro maior à ela no próximo layout, ainda mais porque para 49 % dos leitores é o primeiro lugar que se dirigem para achar posts antigos.

Mesmo me esforçando bastante neste layout, não consegui ser atraente (46 %). Isso deve ter a ver com o fato de que nunca sou picado por mosquitos. No próximo re-design quero dar mais ênfase na usabilidade, então o banho de mel fica descartado por enquanto.

Outra que me surprendeu foi a pergunta sobre os podcastings. 53 % dos leitores ouve e gosta! E mais, 23 % pára o que está fazendo só pra ouvir. Isso me faz cogitar reduzir a quantidade de posts em texto para dar mais prioridade aos em áudio, o que acham?

Fiquei feliz quando soube que 67 % dos leitores lê quase todos os comentários dos demais leitores. No próximo layout, pretendo dar ainda mais destaque à eles. O que gostaria mesmo era de ter aquela mistura de blog com wiki, mas ainda não saiu.

A pedidos, o novo layout terá a coluna de texto centralizada, que é como prefere 34% dos leitores. Apesar de defender o alinhamento à esquerda, dessa vez tenho que dar o braço a torcer. Apenas 26% preferiram à esquerda ou à direita. De qualquer forma, gostei de saber que a maioria usa os estilos alternativos.

Para finalizar, fiquei honrado em saber que meus escritos tem ajudado meus leitores (44%) no seu trabalho, mudando a forma de trabalhar. 47 % reconhece que eles tem certo impacto, mas só às vezes muda sua opinião sobre o assunto tratado.

As sugestões das última perguntas serão analisadas cuidadosamente. Algumas pessoas fizeram observações construtivas e outras ficaram só na crítica.

Obrigado a todos que participaram e aproveitem os comentários para continuar a discussão!

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 18.01.2005

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/resultado_da_pesquisa_com_nossos_leitores.html