Remédio para Ecommerce doente

Parece puxa-saquismo, mas fiquei tão indignado quanto o Tog depois que li seu artigo criticando as vendas pela Web. Porque não contratam um cara bonito e competente como eu para resolver esses problemas?

Segue resumido os 10 motivos e meus comentários de como as Aplicações Ricas de Internet feitas com Flash podem ajudar ou piorar a situação:

  1. É mais rápido o telefone ou ir pessoalmente à loja do que esperar carregar a página.
    -^- vetores e instanciamento no Flash permite alta compactação, pode ficar mais leve que HTML
  2. Propagandas estúpidas ofuscam o site
    `v´ e o Flash sempre está envolvido nisso porque dá muitos poderes a acesso fácil
  3. A informação para a decisão de compra é insuficiente
    -^- Flash pode "socar" mais informação em menos espaço através de objetos que se escondem e aparecem
  4. A busca não pode encontrar
    --- se por um lado conteúdo em Flash não pode ser indexado, por outro ele possibilita outras formas de busca, como o product finder da footjoy.
  5. Incompatibilidade com o software do usuário ou sistema de pagamento
    `v´ Flash player é mais um plugin chato e cada vez mais engorda (800Kb na versão 7, 300Kb na 4)
  6. A lista de compras é perdida se cai a conexão ou queda de luz
    -^- Flash dispõe de um sistema de cookies avançados (Shared Objects) e pode gerenciar muito melhor problemas com conexão e outros erros. Além disso, ele apresenta dados dinâmicos sem precisar atualizar a página, ao contrário do terrível caso do TicketMaster
  7. O site parece sugerir que você compre em outro lugar
  8. Usuários precisam digitar dados exatamente como é pedido no formulário
    -^- é possível fazer processamento de dados no cliente para validação e formatação
  9. O comprovante de pagamento é impresso toscamente
    --- é melhor do que imprimir frames, mas muitos desenvolvedores quebram a cabeça para ajustar a impressão no Flash. Na versão 7, ele ganhou um suporte muito melhor nesse aspecto
  10. Problemas com a proteção do cliente
  11. Bons exemplos de RIAs ajudando o ecommerce podem ser encontrados na série de artigos de Chris McGregor.

    Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 16.02.2004

    Veja os coment?rios neste endere?o:
    http://www.usabilidoido.com.br/remedio_para_ecommerce_doente.html