Realismo nos gráficos, fantasia no som

Durante a conferência sobre games que fui no mês passado, entrevistei o palestrante André Poyart, que há alguns anos estuda à fundo produção sonora para jogos. A palestra do músico explicou aos futuros desenvolvedores de games como é a produção sonora profissional de games. Ele enfatizou a importância de criar um bom relacionamento com o músico, que segundo ele são pessoas que merecem um carinho especial. O músico, em geral está alheio aos detalhes técnicos da produção de um game e por isso precisa de bastante explicação.

Na entrevista, consegui pescar algumas dicas valiosas sobre o papel do som não só nos games, mas também na Web.

Realismo nos gráficos, fantasia no som [MP3] 4

Notas

Minha opinião sobre o papel do som na emoção já foi deixada neste post, mas talvez não tenha sido muito claro. Para mim, o som é melhor meio para transmitir ou provocar emoções. Edite um filme e desorganize completamente o roteiro, retire as imagens. Ainda assim o som pode causar emoção. Tire o som de uma cena crucial e o filme todo perde a graça. Quer emocionar? Use som!

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 02.07.2005

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