A Prefeitura de Curitiba está instalando quiosques multimídia como esse da foto por toda a cidade, no calçadão público. Esse daí estava plantado na Rodoviária.
A idéia é muito boa. "Coisa de primeiro mundo", como o povo daqui costuma comentar. Entretanto, na hora de usar, tive vários problemas de usabilidade. Ao invés de criar um software específico para rodar no quiosque, o ICI preferiu criar um website.
O principal problema acredito que seja em decorrência da tecnologia de input da tela que não é por touchscreen. Não sei como funciona, mas só por passar o dedo voando por cima da tela já ativa o clique. No quiosque que eu usei, isso causava vários cliques em sequência cada vez que ia escolher um link. Alguns dos cliques eram interpretados como movimento de arrastar-e-soltar (o que deveria ser impossível numa tela desse tipo), ou seja, não abria o link.
Para piorar, a tela estava descalibrada (o que acontece muito) e quando aparecia o teclado virtual para digitar algo era preciso compensar muito. Veja na foto como meu dedo está grudado sobre a tela e o botão errado está ativado:
Para melhorar esse sistema, eu diminuiria o número de funcionalidades que o sistema oferece (email, por exemplo, é praticamente impossível de usar dessa forma), aumentaria o tamanho de tudo, especialmente os botões, diminuiria a quantidade de textos e aumentaria a de imagens e criaria um software que desativasse arrastar-e-soltar e o clique em áreas inativas.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 26.04.2006
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/quiosque_da_prefeitura_de_curitiba.html