Comentando o artigo de Mauro Amaral sobre o tal vício de informação:
Já ouvi dizer que o profissional feito para resolver esse problema é o Relações Públicas, porque ele detém o maquiavélico poder da Comunicação Integrada em suas mãos.
Se um RP fala isso em voz alta e um jornalista ouve, certamente pensa: "RP é tudo um bando de puxa-saco, precisamos de pessoas que esclareçam os fatos".
O administrador de marketing dirá que o problema é a falta de comunicação interna e a solução é uma campanha de endo-marketing para estimular a comunicação (!).
Falou em campanha, o publicitário acorda e sai bradando frases malucas. "A solução é o nonsense! Só com o humor podemos administrar o excesso de informação."
Ao escutar tais palavras, um biblioteconomista resolve ficar diante de um computador conectado à Internet durante 72 horas sem parar, só atualizando seus conceitos. Durante esses 3 dias, ele sofre uma metamorfose e se transforma no incrível Gestor da Informação.
Além das nádegas quadradas, seu cérebro inchou tanto que não cabe mais dentro da cabeça. "A solução é guardar o conhecimento dentro de um bem planejado sistema de informação", avisa o recém-promovido a Gestor da Informação.
Antes mesmo de ligar pra ele, o Analista de Sistemas já chegou e está com o projeto pronto de um sistema mirabolante de armazenamento de informação. "E como o usuário vai recuperar toda essa informação?", pergunta o Gestor. "Acho que um website seria uma boa né?"
"Que tipo de website?", pergunta um outro ex-biblioteconomista que passou não 72, mas 128 horas na frente do computador. "Precisamos definir bem a estrutura disso aí, senão o prédio desmorona," preconiza o auto-intitulado Arquiteto da Informação.
"De que adianta um prédio sem uma boa fachada?", desafia o Designer Gráfico. "Vocês podem ter muita informação, mas se ela não for bem apresentada ao usuário, de nada vai adiantar."
Antes mesmo de chegar o pessoal da Psicologia, Antropologia e Linguística, o refeitório da empresa já está lotado de profissionais querendo cada um puxar o bife pro seu lado.
A solução não é um profissional-chave. Para lidar com as demandas de informação dentro e fora de uma organização é preciso, antes de tudo, mudar seu modo de produção. Ao invés de dar vazão apenas a produtos e serviços, a empresa deve produzir também conhecimento. Para isso, ela precisa estabelecer um fluxo contínuo de entrada de informação, análise, discussão e divulgação dos resultados obtidos. A empresa que quiser guardar pra si todo conhecimento gerado nos seus domínios ficará para trás. A melhor forma de adquirir conhecimento é pela troca.
Dentro desse fluxo, aí sim, cada um dos profissionais citados terá um enfoque diferente e poderá lidar de maneira mais ou menos eficiente em determinados aspectos. O segredo é ter a informação correta, ou melhor, conhecimento.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 13.05.2005
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