Porque já estou cansado de tomar soco no olho! Navego há anos e cada vez que abro um site com o fundo vermelho, sinto minha retina queimar um pouco mais. Incomoda. Isso sem falar nos efeitos subjetivos de cores quentes: "Alaaarmeeee! Vai, olha pra cá... vem, vem... Ei! Agora olha pra cá! Não, pra mim, olha pra mim." Vermelhos e laranjas soam como gritos pra mim.
Peguei um job espinhoso. Preciso fazer um design que "seja bem colorido, com movimento, que encha os olhos e simples". Simples??? Acho que meu cliente não sabe direito o que quer, mas vamos lá. A cor da logo é azul escuro. O cliente gosta de azul. Ok, mas ele quer contraste então vou ter que usar o laranja. A direção de arte disse que ainda dá pra jogar um amarelo também. Não parece nada complicado não é mesmo?
O grande problema é que quanto mais cores, mais difícil de estabelecer uma hierarquia visual, tentar delimitar uma ordem de leitura para o usuário. Estabelecer hierarquia por posicionamento é fácil: o mais importante em cima e do lado esquerdo. Por tamanho também: maior e menor. Adicionando cor, as possibilidades aumentam demais. Exemplo: tenho uma caixa com cor de menor luminosidade, maior e na parte de cima, porém tenho uma outra com cor com maior luminosidade, pequena e na parte de baixo. Qual chama mais a atenção? É de ficar maluco.
Na Web, temos mais um agravante quando o site é baseado em texto, informativo. É preciso socar o máximo possível de informação igual como num jornal. Você já viu um jornal cheio de informação e cores fortes? Os sensacionalistas usam cores fortes, mas em compensação colocam menos informação, investem mais em fotos e texto grande. É por isso que a maioria dos websites bem desenhados não tem contrastes fortes.
Estou desabafando porque o layout está ficando uma "zona" como disse um amigo meu (estou usando Flash só pra prototipar, o final vai ser HTML com uma boa dose de CSS).
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 12.02.2004
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/porque_prefiro_contrastes_suaves.html