Philips: "As cabeças guincham"

Em geral, o site da Philips está de acordo com o reposicionamento da marca em direção à simplicidade, porém, algumas seções não seguem esse princípio e a experiência do usuário é prejudicada.

O Simplicity Showcase é um hotsite que mostra alguns produtos da Philips que representam melhor o conceito. Se você, assim como eu, não tiver o Flash Player versão 7,019,000 (ou algo assim), ele exibe a seguinte mensagem de erro:

Essa é uma mensagem de erro simplória e não simples. Ela é pobre porque não explica o que é Flash e Javascript para o usuário. Pior, meu Javascript está ligado, o que me falta é só o player, mas essa mensagem de erro me fez entrar nas opções do navegador para verificar que estava ligado. Dificilmente um usuário ocasional iria fazer tal coisa. Na melhor das hipóteses, pensaria que Javascript é mais um desses plugins e ficaria na dúvida como instalá-lo.

Depois de atualizar o Flash player, olha só o que aparece (preste atenção no primeiro parágrafo):

Essa caixa não me parece muito simples. O texto da direita é trocado sem minha ordem, num espaço de tempo pequeno demais para que eu possa ler tudo. O menu dropdown exige dois cliques para ver outra seção e possui uma porção de nomes que não me fazem sentido algum. Se estou sendo apresentado a esses produtos, como exigir que eu saiba o nome deles? E esse menu de bolinhas, para quê serve?

É por essas e outras que Jakob Nielsen criticou tanto o Flash há anos atrás. Flash dá mais liberdade ao designer, mas aumenta a entropia (o movimento natural que tende à desorganização do universo).

Mas não é só no Flash, que o site da Philips peca. Se clicar no link Comentários abaixo do texto da direita, você é levado para uma página de suporte, que nada tem a ver com o assunto! Essa eu não entendi.

Mas vejamos, e se precisasse mesmo de suporte? Digamos que eu tenha um barbeador da Philips e tenha um problema com seu funcionamento. Eu não sei o número do modelo e estou com preguiça de levantar do PC para ver isso. Tento as categorias. "Cuidados Pessoais" soa feminino, mas é o mais provável da lista. A página que abre não é feminina e nem masculina, é robótica:

Não sei quanto a vocês, mas essa página me assusta. Pelo menos acho que não estou sozinho. Se a Philips colocou a mensagem do Fale conosco acima é porque ela sabe que isso não está funcionando. Qual o problema com ela? Excesso de informação concorrente. Melhor seria se o menu da esquerda estivesse lá embaixo da página, ou compactado no topo ou ainda nem aparecesse. O usuário precisa se concentrar nas opções desta categoria e não nas outras.

Clicando em Barbeador Elétrico Seco, eu caio numa página que exige que eu saiba o número de série do meu produto:

Meu produto seria o Philishave Quadra Action, mas eu não decorei o seu código. Vou tentar qualquer um.

Na página aberta, duas figuras de emoticons me chamam a atenção logo de cara. Eles querem saber se o site de suporte está indo bem. Apesar de ser uma boa iniciativa, essa pergunta está sendo feita no lugar errado. Note como a maioria das perguntas se refere aos serviços oferecidos pelo menu imediatamente ao lado:

Essas perguntas deveriam ser feitas dentro das opções correspondentes e não nessa etapa anterior. É como perguntar se você gostou de algo antes mesmo de provar!

Para finalizar, tentei a solução de problemas automatizada (uma excelente idéia, por sinal). Depois de passar por uma sequência de perguntas e respostas, cheguei à solução para meu problema fictício: esperar que o problema se resolva sozinho. Pior que isso, só a tradução da explicação:

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 13.07.2005

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/philips_as_cabecas_guincham.html