Há alguns anos que venho pensando que o Orkut me proporciona uma perspectiva privilegiada para refletir sobre minha identidade, minhas relações sociais e sobre a sociedade onde vivo.
Já comentei a dificuldade de descrever nossa própria identidade na pergunta "quem sou eu" do perfil, já levantei a possibilidade do incentivo ao ciúmes dos recados públicos e do vício causado por um design estimulante.
Hoje fiquei encafifado: será que as outras pessoas também param para refletir sobre essas coisas?
Aproveitando o tempo extra do feriado, montei uma pesquisa piloto no Wufoo (uma excelente ferramenta quase gratuita) para vocês leitores responderem.
Pesquisa encerrada dia 4/5/2007. Aguarde a compilação dos resultados.
Pesquisa encerrada dia 4/5/2007. Aguarde a compilação dos resultados.
A pesquisa piloto é importante para aperfeiçoar o formulário, verificando se os participantes entendem a pergunta, se existe algum tipo de enviesamento e etc.
Para a versão final da pesquisa gostaria de contar com a ajuda de um programador voluntário (voluntários já se apresentaram). Tô pensando em enviar a pesquisa para meus amigos pedindo que eles indiquem outros amigos e, se assim o fizerem, poderão ver o que estes amigos responderam como forma de incentivo. O Wufoo não faz isso e tem limitações de quantidade. Quem estiver interessado, entre em contato.
A pesquisa inclui uma comunidade no próprio Orkut para a metareflexão. Participem! Os resultados, é claro, serão analisados e divulgados por aqui.
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 01.05.2007
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/pesquisa_o_orkut_em_minha_vida.html