Perigos da era da informação

Ben Schneiderman fecha o livro Designing the User Interface com um bom debate sociológico situando o designer de interface como elemento importante na construção de um mundo melhor. Ele identifica as 10 pragas da era da informação:

  1. Ansiedade - medo de estragar o computador, perder dados, parecer burro
  2. Alienação - quanto mais se usa o computador, menos se relaciona diretamente com outras pessoas
  3. Info-excluídos - aqueles que não tem acesso perdem empregos ou oportunidades de estudo
  4. Impotência do indivíduo - contra as grandes coorporações impessoais o que podemos fazer?
  5. Velocidade e complexidade avassaladora - a cada dia as regras do jogo mudam e as tecnologias tem de serem atualizadas
  6. Fragilidade organizacional - uma pessoa só pode causar um blakout de energia elétrica, ou mesmo destruir um terminal de computador e prejudicar milhares de pessoas
  7. Invasão de privacidade - a facilidade de armazenar, trasnferir e consultar dados torna a violação da pricadidade das pessoas mais fácil
  8. Desemprego e obsolência - assim como aumenta a automação, alguns cargos se tornam dispensáveis e as pessoas são mandadas embora
  9. Falta de responsabilidade profissional - é mais fácil culpar o computador ou uma organização impessoal pelas nossas limitações e falhas
  10. Deterioramento da imagem da pessoa - computadores inteligentes ameaçam um dia substituir o homem, em todas as suas habilidades

Com certeza há mais problemas, mas achei a lista dele muito abrangente. Tocou nos pontos fundamentais. Para ele, as soluções são:

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 07.07.2004

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/perigos_da_era_da_informacao.html