Ben Schneiderman fecha o livro Designing the User Interface com um bom debate
sociológico situando o designer de interface como elemento importante
na construção de um mundo melhor. Ele identifica as 10 pragas
da era da informação:
Ansiedade - medo de estragar o computador, perder dados, parecer
burro
Alienação - quanto mais se usa o computador, menos
se relaciona diretamente com outras pessoas
Info-excluídos - aqueles que não tem acesso perdem
empregos ou oportunidades de estudo
Impotência do indivíduo - contra as grandes coorporações
impessoais o que podemos fazer?
Velocidade e complexidade avassaladora - a cada dia as regras do
jogo mudam e as tecnologias tem de serem atualizadas
Fragilidade organizacional - uma pessoa só pode causar um
blakout de energia elétrica, ou mesmo destruir um terminal de computador
e prejudicar milhares de pessoas
Invasão de privacidade - a facilidade de armazenar, trasnferir
e consultar dados torna a violação da pricadidade das pessoas
mais fácil
Desemprego e obsolência - assim como aumenta a automação,
alguns cargos se tornam dispensáveis e as pessoas são mandadas
embora
Falta de responsabilidade profissional - é mais fácil
culpar o computador ou uma organização impessoal pelas nossas
limitações e falhas
Deterioramento da imagem da pessoa - computadores inteligentes ameaçam
um dia substituir o homem, em todas as suas habilidades
Com certeza há mais problemas, mas achei a lista dele muito abrangente.
Tocou nos pontos fundamentais. Para ele, as soluções são:
design centrado no ser humano
organizações interativas
educação
prêmios de responsabilidade social
conscientização pública
legislação
estudos avaçados
Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 07.07.2004
Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/perigos_da_era_da_informacao.html