Perfil Semiótico II: Expectativa Emocional

Se na primeiridade das coisas, percebemos qualidades superficiais das coisas (como a cor, calor, aspereza), na secundidade, percebemos relações de causa e efeito entre as coisas. O ditame "onde há fumaça, há fogo" é o exemplo mais clássico de secundidade.

Fiquei olhando pras fotos que vocês escolheram na primeiridade e fiquei pensando como abordar a secundidade...que relações de causa e efeito poderiam ser associadas?

Quando não consigo achar a solução para um problema diretamente, costumo aumentar a quantidade de informação sobre o que já sei, para que descobrir padrões entre as informações ou detalhes particulares que ainda não havia percebido. Nesse caso, comecei a relacionar outros binômios ao binômio claro/escuro, um dos que deu melhor resultado no teste de primeiridade:

Opa! Percebe uma semelhança entre os dois últimos binômios? Não são mais qualidades que podem ser atribuídas a uma coisa, mas sim emoções que a coisa causa no observador. Tá aí uma relação de causa e efeito muito útil para o designer gráfico!

Como estou entrando ainda mais em terreno subjetivo decidi envolver usuários antes de elaborar o presente teste, porque a subjetividade é ainda mais particular de cada um do que a objetividade. Mostrei as fotos escolhidas no perfil de primeiridade para alguns amigos no MSN e perguntei que emoções eles sentiam. Algumas pessoas nem conseguiram sentir emoções, outras deram uma lista que incluia emoções contraditórias como, por exemplo, "relaxamento" e "receio" ao mesmo tempo.

Não vou listar todas as emoções que me disseram agora porque vai estragar o resultado do teste. No próximo post, eu passo a lista. O fato é que usei essa lista para buscar fotos que expressassem as emoções que poderiam ser provocadas pelo design do Usabilidoido. Emoções como "tédio", "pena" e "marasmo" foram rejeitadas por motivos óbvios.

Antes de responder o Perfil Semiótico de Secundidade do Usabilidoido, peço que feche todos os programas abertos, desligue a música de fundo e elimine toda distração possível. Se quiser abrir em fullscreen essa página pressione F11 no teclado. O fullscreen ajuda a transmitir mensagens emocionais.

Agora que está pronto, tente sentir o que as pessoas da foto sentem. Depois diga o quanto você deseja sentir essa mesma emoção no novo redesign do Usabilidoido.

Pesquisa encerrada dia 15/08/05. Veja o resultado.

desejo sentir:

 

desejo sentir:

 

desejo sentir:

 

desejo sentir:

 

desejo sentir:

 

desejo sentir:

 

desejo sentir:

 

desejo sentir:

 

desejo sentir:

 

desejo sentir:

 

desejo sentir:

 

desejo sentir:

 

desejo sentir:

Pesquisa encerrada dia 15/08/05. Veja o resultado.

Escolhi transformar em preto-e-branco todas as fotos em primeiro lugar para oferecer consistência entre a série de fotos, que quando coloridas apresentavam variações muito grandes. Em segundo lugar, queria evitar que as próprias cores afetassem o resultado. Como já comentei anteriormente, cada cor tem um determinado efeito emocional que é determinado pela cultura onde se manifesta. Uma determinada combinação de cores pode mudar completamente o efeito emocional de uma cena, compare:

Como nesse caso, o importante é a expressão corporal das pessoas e não a composição de cores da cena, melhor ficar no p&b mesmo. Acho que é por esse mesmo motivo que os fotógrafos profissionais às vezes preferem tirar fotos em p&b mesmo tendo máquinas capazes de captar cores com precisão.

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 10.08.2005

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/perfil_semiotico_ii_expectativa_emocional.html