Percepção visual gosta do simples

Segundo a lei de Prägnantz, quando vemos uma imagem, tendemos a interpretá-la da forma mais simples possível. O que você vê na figura abaixo?

hexagono_cortado.gif

E se eu disser que ela representa um cubo tridimensional você acredita? (Se não conseguir perceber, veja minha ajudinha).

Essa sacada eu tirei do livro Human Factors for Technical Communicators, de Marlana Coe. Na Web, tem esse PDF com alguns trechos do livro que explicam muito bem como processamos imagens. Psicologia Cognitiva é o que há gente, muito interessante para dar insights aos designers de interface.

Quer ver uma aplicação desse fenômeno no design de interface? Veja o belo site da Sapient. O que faz essa empresa? Eu diria que ela projeta e fabrica redes de cabos de eletricidade, ou algo do gênero por causa da grande foto estourada na primeira página. Lá dentro, você descobre que a empresa, na verdade foca em consultoria e serviços na área de tecnologia. Apesar de não ser um problema grave, porque que a maior parte do público que entra no site deles já sabe o que eles fazem, eu sugeriria focar a imagem na inteligência que eles vendem e não em objetos que representam tecnologia. Uma boa fusão de imagens, feita por magos como Tales Simon, seria uma boa pedida.

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 31.05.2004

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/percepcao_visual_gosta_do_simples.html