Orkut é exemplo de Web viciante

A interface do Orkut foi muito bem feita. Há uma harmonia grande entre usabilidade e estética, com links em azul sublinhado convivendo com ícones graciosos, firulas e, pasme, capitulares numa tipografia fantasia de silhuetas de seres humanos. Uma vez que você entra lá, dificilmente consegue sair sem ficar pelo menos alguns minutos. A forma como a navegação é organizada é altamente persuasiva.

Assim como o website do Nielsen que todo mundo critica, usa um contraste entre rosa e azul. E nada de fundo cinza, diga se de passagem.

Apesar disso, identifiquei um problema grave de arquitetura da informação. Só depois de muito pastar é que sabe onde encontrar essa tela, que serve para chamar novos amigos, virar fã de alguém, agrupar amigos, enfim é o seu administrador. O único jeito de entrar é voltar para a Home e procurar um link que está no meio da caixa central, que às vezes aparece escrito como Grow Your Network, às vezes como Rank Your Friends. Eu já havia tentaddo clicar em Friends lá no meu do alto e pensado que ia cair aí e não é o que acontece. Mas deveria ser, aliás ficaria até melhor se o rótulo desse link fosse "My Friends".

Leitores fiéis desse blog que quiserem entrar na rede social, podem mandar um email pra mim para que eu posso convidar a entrar. É o único jeito, não dá pra se cadastrar lá. Vejo vocês nas comunidades Web Brasil, que discutiu a credibilidade do prêmio Ibest, Webinsider, que discutiu a possibilidade abrir para comentários o site e FlashMasters, que começou agora. Gostei tanto desse negócio de qualquer poder criar uma comunidade, que resolvi criar a Freelancers Web pra ajudar quem tá atrás de trabalho.

Não convido a entrar no Orkut ninguém que já não conheça. Por favor não insista. Digo isso porque estou sendo constantemente assediado a fazer algo que considero errado. Quem ainda não foi convidado espere chegar a sua vez.

Fred van Amstel (fred@usabilidoido.com.br), 29.04.2004

Veja os coment?rios neste endere?o:
http://www.usabilidoido.com.br/orkut_e_exemplo_de_web_viciante.html